Skip to main content

Participação de banca examinadora na França Em junho de 2024, o professor  Alexandre Rodrigues Silva efetuou uma missão técnica à Universidade de Borgonha Franche-Comté, na cidade de Dijon, França, para atender ao convite de participar de uma banca de defesa de tese de doutorado intitulada “Reproductive biology and senescence impact on postcopulatory sexual selection in a wild polyandrous bird, the North African Houbara Bustard (Chlamydotis undulata undulata)”. A tese foi conduzida sob orientação dos Profs. Drs. Gabriele Sorci e Janaína Carreira, vinculados ao Programa Doctorat de Biologie des populations et ecologie daquela instituição. Segundo estes, o convite ao Prof. Alexandre se deveu à sua expertise internacionalmente conhecida a respeito da reprodução de animais selvagens, o que certamente o qualificaria para compor o júri da referida banca de tese.

Banca examinadora na Universidade de Borgonha Franche-Comté, na cidade de Dijon, França

 

Doutorado Sanduíche no Exterior: o aluno Roosevelt de Araujo Sales Junior realizará parte da dissertação na Universidade de Lisboa – Portugal, sob orientação do professor Cristiano Queiroz. E a doutoranda Gabriela Colombini foi contemplada com bolsa doutorado sanduíche na Alemanha – Stiftung Tierarztliche Hochschule Hannover para o período de novembro de 2024 a fevereiro de 2025.

 

Projeto de Cooperação Internacional Polônia-Brasil: CARACTERIZAÇÃO MORFOLOGICA, MORFOMÉTRICA E ULTRAESTRUTURAL DO ESPERMA TIGRINA Leopardus tigrinus (Schreber, 1775). Plataforma ERASMUS 2023 Dois docentes, Professor Alexandre Rodrigues e Professora Alexsandra Fernandes Pereira, e dois estudantes realizarão intercâmbio em 2024/2025. Número do processo: 2023-1-PL01-KA171-HED-000116645.

Plataforma de mobilidade estudantil internacional –  O Programa de cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) com o apoio da Divisão de Assuntos Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil ( DCE/MRE), com o objetivo de contribuir para a integração regional e o fortalecimento das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). O programa aderiu ao programa La move America, onde ofereceu 16 vagas de mestrado e 7 de doutorado para mobilidade de estudante realizarem experimentos e cursarem disciplinas.

Estágios para estudantes estrangeiros: Em 2023, a aluna Jenyfer Mairely Rosero Alpala foi orientada pelo professor Alexandre Rodrigues Silva. Vem da Colômbia. Este aluno realiza estágio na área de reprodução de animais silvestres.

Estágio pos-doctoral: O pós-doutorado Glauber Vilhena da Costa, sob orientação da professora Valéria Veras, realizou pós-doutorado com carga horária: 7 meses no Período: 01/01/2023 a 31/07/2023. O estudo foi realizado na Universidade Autônoma do Programa São Luis de Potosí no curso de pós-graduação em Ciências Farmacobiológicas da Universidade de San Luis de Potosí. Essa ação foi através do Projeto de Cooperação – Edital CNPq nº 14/2023 Apoio a Projetos Inovação Científica, Tecnológica e em Pesquisa Internacional. Apresentava como objetivo: avaliar in vivo os efeitos toxicológicos, farmacodinâmicos e farmacocinéticos das nanoestruturas transportadoras de óleo de tramadol e copaíba com o objetivo de proporcionar administração segura e controlada em cães para o controle da dor. A abordagem integrará a expertise em farmacocinética, nanotecnologia e medicina veterinária das equipes brasileira e mexicana, com o objetivo de otimizar a biodisponibilidade, ação prolongada e redução dos efeitos de terapias farmacológicas adversas, resultando em terapias inovadoras e de alto impacto. para o bem-estar animal. Além disso, espera-se consolidar e desenvolver alianças com grupos mexicanos e possibilitar o aperfeiçoamento dos alunos de doutorado. Associado ao Programa Universidade Autônoma de São Luis de Potosí

Coautores estrangeiros em artigos e resumos – O “Perfis farmacocinéticos dos dois principais metabólitos ativos do metamizol, 4-metilaminoantipirina (MAA) e 4-aminoantipirina (AA), após injeção intravenosa em gatos. Autores: De Paula, Valéria Veras; Araújo-Silva, Gabriel; Fernandes, Naftáli Silva; Mouta, Andressa Nunes; Nunes, Talyta Lins; De Paiva, Ariana Lopes Correia; De Macêdo, Luã Barbalho; Arcoverde, Kathryn Nóbrega; Urizar,  Essa pesquisa foi publicada em  associação com o professor josé trinidad pérez – México.

O professor Gustavo Gonzaga elaborou o artigo – A policultura do camarão branco do Pacífico Litopenaeus vannamei (Boone) e da alga vermelha Gracilaria birdiae (Greville) sob diferentes densidades. Autores: Henry-Silva, Gustavo Gonzaga; Alves, J.P.; Flickinger, D.; Rebouças, R.B.G.; Bessa Junior, A. P. No período  Fishes IF: 2.3. Apresentavam como  pesquisadores e instituições internacionais envolvidas: Dallas Flickinger – Lincoln University of Missouri nos EUA.

Doutorado Sanduíche no Exterior: O PPGCA contou com cota de bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE, CAPES). A aluna foi Maria Valéria de Oliveira Santos. Realizou estágio de doutorado alternado com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq (Edital CNPq nº 16/2020 – Bolsas no país e no exterior) sob orientação do Prof. Doutor em Ciências Biomédicas e Diretor da Unidade de Pesquisa em Grandes Animais da Universidade McGill. A carga horária foi de 1760 h. O período foi de 01/03/2022 a 31/01/2023. Durante o período de maio de 2022 a novembro de 2022, a discente Érika Almeida Praxedes, sob orientação da Profa. Dra. Alexsandra Fernandes Pereira, com bolsa CNPq (Chamada CNPq 16/2020 – Bolsas no país e no exterior), realizou estágio doutoral na Universidade de Montreal, Canadá.

Reconhecimento Internacional –  Durante o período de 2022-2023, a Profa. Dra. Alexsandra Fernandes Pereira atuou como co-editora do Special Issue do periódico Animals intitulado “Effective Option Regarding Wildlife Resources Protection: Assisted Repro-ductive Technology. E ainda foi Durante o período outubro a novembro de 2022, a Profa. Dra. Alexsandra Fernandes Pereira atuou como membro do comitê científico do IX International Symposium on Animal Biology of Reproduction

Participação em congressos internacionais – Durante o período de 22 a 25 de novembro de 2022, a Profa. Dra. Alexsandra Fernandes Pereira participou do IX International Symposium on Animal Biology of Reproduction, apresentando os trabalhos intitulados ‘Effect of epidermal growth factor concentrations on in vitro maturation of red-rumped agouti’s (Dasyprocta leporina Linnaeus, 1758) oocytes” e “Comparison of the antioxidant role of cysteamine and Citrus sinensis essential oil during in vitro maturation of bovine oocytes.

Doutorado Sanduíche no Exterior:a pos-graduanda   Maria Valéria de Oliveira Santos com o intuito de realizar pesquisas de micromanipulação embrionária (Injeção intracitoplasmática de espermatozoides) no modelo suíno, espécie doméstica filogeneticamente próxima aos catetos, foco de seu projeto de tese. Projeto de Cooperação entre instituições – A bolsa  estava vinculada ao projeto  – Efeito do eugenol durante a maturação de oócitos e desenvolvimento de embriões suínos produzidos por fecundação in vitro e injeção intracitoplasmática de espermatozoides. A realização do projeto foi  contemplada pelo Edital: Chamada CNPq no. 16/2020 – Bolsas no país e no exterior.  Os Pesquisadores e instituições internacionais envolvidos: McGill University (Montreal, Canadá) sob a supervisão do Prof. Dr. Vilceu Bordignon. Doutor em Ciências Biomédicas pela Universidade de Montreal, e Diretor da Unidade de Pesquisa de Grandes Animais da Universidade McGill.

Publicaçãoes com pesquisadoes estrangeiros: O professor Alexandre Rodrigue Silva publicou o  artigo Influence of freezing techniques and glycerol-based cryoprotectant combinations on the survival of testicular tissues from adult collared peccaries. Tinha com pesquisadores nacionais os membros Andreia Maria da Silva, Ana Gloria Pereira, Andreza Vieira Brasil, Lua Barbalho Macedo, Joao Batista Freire Souza-Júniora, Carlos Eduardo Bezerra de Moura, Alexsandra Fernandes Pereira, Moacir Franco de Oliveira. Foi publicado no periodocio Theriogenology.  Os pesquisadores e instituições envolvidos eram  Pierre Comizzoli, Smithsonian Institute, Estados Unidos.

Maratona online da Reprodução de Animais Selvagens – Evento online promovido pelo Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal do PPGCA/UFERSA, de 03 a 14 de agosto, onde foram apresentadas 19 palestras, contando com participação internacional dos Pesquisadores Dr. Budhan Pukazhenthi do Smithsonian Institute, Estados Unidos, e da Dra. Gabriela Mastromonaco do Toronto Zoo, Canadá.

Doutorado Sanduíche no Exterior – De setembro de 2019 a março de 2020, a cota de bolsa do PDSE encontra-se com a discente Viviane Morlanes, orientada pela professora Cecília Calabuig, da linha de pesquisa Produção e Conservação do semiárido. A discente realizou o estágio doutoral na Universidade de Córdoba, em Córdoba, na Espanha desenvolvendo experimentos sob a supervisão do professor Carlos Rouco desenvolvendo parte de seus experimentos de doutorado.

Doutorados Sanduíches no Exterior –  No ano de 2019, três discentes do PPGCA realizaram estágio doutoral sanduíche no exterior, sendo eles:

  • Andreia Maria da Silva, orientada do Prof. Dr. Alexandre Rodrigues, com bolsa PDSE, CAPES, realizada no Center for Species Survival, Smithsonian Institution, Washington, DC, USA.
  • Viviane Morlanes, orientada da Profa. Cecília Calabuig, com bolsa PDSE, CAPES, realizado na Universidade de Córdoba, em Córdoba, na Espanha.
  • Luã Barbalho de Macêdo, orientado da Profa. Valéria Veras de Paula, com bolsa PGCI, CAPES, realizado na  Universidad Autônoma de San Luís do Potosí, no México.

 

Mobilidade Internacional de Pós-Graduandos – Por meio de editais específicos promovidos pelos programas de pós-graduação da UFERSA, missões discentes puderam ser realizadas tanto por mestrandos como por doutorandos do PPGCA. Esses editais específicos de mobilidade estudantil foram lançados desde 2018 e, em 2019, mais uma vez o PPGCA foi um dos programas com o maior número de discentes contemplados. Assim, em 2019, o PPGCA foi contemplado com 3 (três) discentes em missão internacional:

  • Hélio Norberto de Araújo Júnior, orientado do Prof. Moacir Oliveira, com estágio realizado na Universidade de Buenos Aires, Argentina.
  • Josiel Borges Ferreira, orientado da Profa. Débora Andréia Façanha Evangelista, com estágio realizado na Universidad Nacional del Cumahue (UNCo) e em associação com a Facultad de Ciencias Agrarias (FACA) e o Instituto de Investigación y Desarrollo em Ingeniería de Procesos Biotecnologia y Energías Alternativas, na Argentina.
  • Viviane Morlanes, orientada pela Profa. Cecília Calabuig, com estágio realizado na Estaçao Biológica de Doñana e Universidad Pablo Olavide, em Sevilha, na Espanha.

Mobilidade Internacional de Docentes – Neste item, o PPGCA atuou no incentivo de otimização dos discentes para a realização de missões consolidações de colaborações internacionais. Assim, as seguintes experiências foram alcançadas em 2019:

  • Profa. Cecília Calabuig realizou missão de trabalho em março de 2019 para a Estação Biológica de Doñana e Universidade Pablo Olavide, em Sevilha, na Espanha.
  • Profs. Alexandre Rodrigues e Alexsandra Pereira realizaram, em abril de 2019, missão de trabalho para Smithsonian Institute, nos Estados Unidos. PPGCA/UFERSA.
  • Profas. Valéria Veras de Paula e Débora Evangelista realizaram missão de trabalho em abril de 2019 para Universidade Autônoma de San Luis Potosi, no México.

Projetos de cooperação internacional. Neste item, o PPGCA possui projetos de cooperação internacional que tem permitido a consolidação das colaborações internacionais, por meio de publicações de artigos científicos, intercâmbios discentes e docentes. Assim, as seguintes experiências foram alcançadas em 2019:

  • Prof. Alexandre Rodrigues desenvolveu o projeto Criopreservação e cultivo de tecido testicular de catetos (Pecari tajacu Linnaeus, 1758) criados no bioma Caatinga, aprovado junto ao Edital Universal 2016 (Chamada 01/2016), em cooperação com o Center for Species Survival, Smithsonian Conservation Biology Institution, Washington, Estados Unidos tendo como coordenador internacional Dr. Pierre Comizzoli.
  • Profa. Valéria Veras de Paula desenvolveu o projeto Bem-estar e farmacocinética de analgésicos em recursos zoogenéticos do semiárido brasileiro, aprovado junto ao Edital PGCI – Edital nº 02/2015 – 2ª Chamada de 2016 – Projetos (no. 88881.123160/2016-01, PGCI 395 2018) em parceria com pesquisadores da UFERSA, UNIFAP, UFBA e da Universidad Autonoma de San Luis do Potosi (UASLP), no México.
  • Profa. Cecília Calabuig firmou um convênio de apoio tecnológico com Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas y Red Eléctrica da Espanha, para realização do projeto “Análisis del Efecto de la Nidificación de Cigüeñas en Tendidos Eléctricos de Transporte sobre la Biodiversidad del Entorno”.
  • Prof. Sidney Sakamoto desenvolveu o projeto em parceria com The Donkey Sanctuary (https://www.thedonkeysanctuary.org.uk/) intitulado “Pesquisa de anemia infecciosa equina, mormo, arterite viral equina e herpesvirus equino em asininos do nordeste brasileiro”.

Plataformas de alianças para a educação e a capacitação internacional.

  1. Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil – PAEC OEA-GCUB). Programa de cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE), com objetivo de contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). O PPGCA foi contemplado com uma estudante proveniente de Honduras.
  2. Programa de Doutorado e Pesquisa Brasil – Europa (Edital BE_a_DOC). O programa faz parte do Grupo Coimbra (GC), uma associação de universidades europeias que abrangem multidisciplinariedades, visando  promover a internacionalização, colaboração acadêmica, excelência em aprendizagem e pesquisa, além do serviço à sociedade. O termo de compromisso que consiste na entrada formal do PPGCA a este programa foi firmado em outubro de 2019 e, esperamos para 2020 a seleção de discentes a partir deste programa.

Evento institucional sobre debate da internacionalização. O PPGCA juntamente com os demais programas de pós-graduação e a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da PROPPG/UFERSA implementou o evento “UFERSA Global”, o qual teve como objetivo principal discutir as ações de internacionalização junto a todos os programas de pós-graduação.

Mecanismos para atração de discentes e docentes do PPGCA para o exterior.

  1. Edital de Apoio à proficiência em língua estrangeira de docentes de programas de pós-graduação Stricto Sensu da UFERSA. No qual foram aprovados os docentes José Luiz Costa Novais e Cecília Calabuig, que foram aprovados para realizar aprimoramento na língua inglesa nos Estados Unidos e Escócia, respectivamente.
  2. O Centro de Línguas do Semiárido (CELIS) juntamente com a ARI da PROPPG/UFERSA implementou a oferta de cursos regulares e específicos de línguas adicionais (em particular, o inglês, espanhol e português L2), em diferentes níveis, além dos exames de proficiência nessas línguas com intuito de preparar nossos discentes para seus estágios e/ou missões internacionais.

Publicações com colaboradores internacionais. os docentes Alex Augusto GonçalvesMichel HrnicerDébora Andreia FaçanhaAlexandre Rodrigues SilvaAlexsandra Fernandes Pereira e Moacir Franco de Oliveira, produziram publicações em periódicos de impacto internacional com colaboradores do Canadá, Austria, Espanha, e Estados Unidos.

Reconhecimentos internacionais. Os docentes Alexandre Rodrigues Silva e Moacir Franco de Oliveira tiveram seus trabalhos reconhecidos, uma vez que prestaram assessoria científica para série da BBC ( Como pode ser visto neste Link ). Além disso, os docentes Alexandre Rodrigue Silva e Alexsandra Fernandes Pereira tiveram um reconhecimento internacional pela Research Under Literal Access “RULA” Awards, ao ter seu trabalho indicado ao prêmio internacional de “Innovative Research” pela pesquisa sobre Composição do plasma seminal de catetos, publicada no periódico Animal Reproduction Science.

Inserção da internacionalização nos discentes da graduação durante o estágio docência. A docente Alexsandra Fernandes Pereira promoveu em 2019 seminários de artigos científicos em inglês de discentes da graduação como ferramenta do processo avaliativo do discente na disciplina.

Realização de disciplina com docentes internacionais: A disciplina “Tópicos Especiais em Ferramentas Biotecnológicas para a Conservação da Biodiversidade” contou com a participação dos seguintes docentes internacionais: Pascal Mermillod (French National Institute for Agricultural Research, INRA, França), Yann Locatelli (Muséum National d’Histoire Naturelle, França), e Daniel Felipe Salamone (Universidade de Buenos Aires, Argentina).

Desenvolvimento de projetos com colaboradores internacionais: 

  1. O docente Alexandre Rodrigues Silva desenvolveu o projeto Criopreservação e cultivo de tecido testicular de catetos (Pecari tajacu Linnaeus, 1758) criados no bioma Caatinga, aprovado junto ao Edital Universal 2016 (Chamada 01/2016), em cooperação com Center for Species Survival, Smithsonian Conservation Biology Institution, Washington, Estados Unidos.
  2. A docente Valéria Veras de Paula desenvolveu o projeto Bem-estar e farmacocinética de analgésicos em recursos zoogenéticos do semiárido brasileiro, aprovado junto ao Edital PGCI – Edital nº 02/2015 – 2ª Chamada de 2016 – Projetos (no. 88881.123160/2016-01, PGCI 395 2018), em cooperação com a Universidad Autonoma de San Luis do Potosi (UASLP), do México.

Realização de missões de estudos por docentes:

  1. O docente Jean Berg Alves da Silva realizou missão de trabalho de 40 h as Universidades Católica de Córdoba (UCC) e Universidade de Buenos Aires (UBA), ambas na Argentina, visando estabelecer intercâmbio acadêmico do PPGCA e da UFERSA com universidades argentinas.
  2. O docente José Luís Costa Novaes realizou missão de trabalho de 40 h a American Society of Ichthyologists and Herpetologists, visando a participação no Joint Meeting of Ichthyologists and Herpetologists.

iii. Os docentes Raimundo Alves Barrêto Júnior e Valéria Veras de Paula realizaram missão de trabalho de 40 h na Universidad Autonoma de San Luis do Potosi (UASLP), tendo como objetivo ampliar a política de internacionalização deste programa, e consolidar a parceria do grupo de pesquisa em Bem-estar, anestesia e analgesia de animais de produção da UFERSA.

Visita de pesquisadores internacionais ao PPGCA: 

  1. O docente Michel Hrncir recebeu a visita do docente da Universidade de Tamagawa, Tóquio, Japão, Kenichi Harano, para estágio de pesquisa durante seu período sabático, no Laboratório de Ecologia Comportamental da UFERSA.
  2. A UFERSA assinou com a Universidade Ben Gurion University of the Negev, de Israel, um Termo de Intenção de Formalização de Acordo de Cooperação Acadêmica para desenvolverem atividades de pesquisas voltadas ao desenvolvimento das terras semiáridas.

iii. O docente Michel Hrncir recebeu no Laboratório de Ecologia Comportamental, , os discentes Sebastian Koethe (discente de pós-doutorado na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha), Sarah Banysch (discente de doutorado na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha), Lara Reinartz (discente de mestrado na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha) e Vivian Fischbach (aluna de graduação na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha).

Realização de missões de estudos por discentes:

  1. A discente Janine Karla França da Silva Braz, sob a orientação do docente Moacir Franco de Oliveira, desenvolveu uma missão de estudo na Pontificia Universidad Católica de Chile, Faculdade de Ciências Biológicas, Departamento de Fisiologia com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018).
  2. O discente Paulo Mateus Alves Lopes, sob a orientação do docente Moacir Franco de Oliveira desenvolveu uma missão de estudo com carga horária de 320 h na Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018).

iii. A discente Kalyne Danielly Silva de Oliveira, sob a orientação do docente João Marcelo Antunes desenvolveu uma missão de estudo com carga horária de 320 h na Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018).

  1. A discente Viviane Morlanes, sob a orientação da docente Cecília Calabuig desenvolveu uma missão de estudo com carga horária de 320 h na Universidad Pablo De Olavide, Espanha com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018).

Doutorado sanduíche no exterior: a discente Andreia Maria Silva, sob a orientação do docente Alexandre Rodrigues Silva, com bolsa PDSE/CAPES, realizou estágio doutoral no Center for Species Survival, Smithsonian Institution, Washington, DC, USA.

Workshop Internacional de Reprodução de Pecaris – A coordenação do PPGCA (Alexandre Rodrigues Silva e Alexsandra Fernandes Pereira) promoveu este workshop no campus da UFERSA, na cidade de Mossoró, RN, em outubro de 2017, que contou com a participação do pesquisador Pierre Comizzoli do Center for Species Survival, Smithsonian Institute, Estados Unidos.

Disciplina de Princípios da Ciência e Escrita Científica – A coordenação do PPGCA (Alexandre Rodrigues Silva e Alexsandra Fernandes Pereira) organizou a vinda do pesquisador John Kastelic, docente vinculado à University of Calgary no Canadá, para ministrar disciplina de Princípios da Ciência e Escrita Científica para discentes do PPGCA e demais programas de pós-graduação da UFERSA e instituições próximas, como a UECE.

Participação de docentes em eventos internacionais

  •  Prof. José Luiz Costa Novaes participou do Joint Meeting of Ichthyologists and Herpetologists, Austin, Esta, Estados Unidos.
  • Prof. Alexandre Rodrigues participou da reunião anual da Society for The Study of Reproduction Annual Meeting em Washington, DC, Estados Unidos com apresentação oral e em pôster de trabalhos científicos. Ainda, o docente visitou o Center for Species Survival do Smithsonian Institute, Estados Unidos, em Julho de 2017 para firmar parceria com o Dr. Pierre Comizzoli.
  • Profa.  Valéria Veras de Paula participou do International Meeting of the Association of Veterinary Anaesthetist) em Berlin, Alemanha.
  • Prof. Michael Hncir palestrou o tema Weder Honigbiene noch Hummel: stachellose Bienen (Meliponini) als wichtigste Bestäuber in den Tropen durante o evento Kerner von Marilaun Symposium Insekten und Blumen organizado pela Academia de Ciências Austríaca (ÖAW), em Viena, Áustria.
  • Prof. Michael Hcnier palestrou o tema Small brains resolving complex tasks: On the cognitive capacities of social bees durante o evento IV Conferência Internacional, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, Brasil.
  • Prof. Jean Berg Alves da Silva palestrou no Workshop Brazil-Cuba: Sustainable development in semi- arid regions, em Natal, Brasil.

Visita Técnica de Pesquisador Estrangeiro – O docente Alexandre Rodrigues Silva recebeu no Laboratório de Conservação de Germoplasma da UFERSA em outubro de 2017 o pesquisador Pierre Comizzoli, do Center for Species Survival, Smithsonian Institute, com sede em Washington D.C., Estados Unidos, tendo sido firmado um acordo de cooperação internacional entre instituições.

Close Menu

MENU