Docentes do PPGCA prestam assessoria científica para série da BBC

By 14 de outubro de 2019maio 11th, 2023Sem categoria

Os professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Alexandre Rodrigues e Moacir Oliveira, que desenvolvem pesquisas há mais de 10 anos sobre a fisiologia da reprodução e desenvolvimento de Biotécnicas reprodutivas para a conservação das cutias da espécie Dasyprocta agouti, foram contatados pela produtora de séries sobre a vida selvagem, para a Netflix, Disney Nature e BBC Internacional.

O contato foi feito pela produtora, Gabrielle Darriet-Jones, da série Silverback Films, da Netflix, Disney Nature e BBC Internacional. Dentre suas produções uma das mais famosas é a série “Our Planet – Nosso Planeta”, da Netflix.

Atualmente a produtora trabalha em cinco episódios para a BBC sobre os mais fascinantes rituais de acasalamentos de animais. “Ao realizarem uma pesquisa, a produção identificou nosso artigo “Reproduction in Agoutis: A Review“, publicado no periódico internacional Animal Reproduction, se interessaram pela temática convidando-nos para lhes prestar uma consultoria científica a respeito do assunto”, conta o professor Alexandre Rodrigues.

O pesquisador adiantou ainda que o que chamou a atenção para documentar a temática foi “o fato peculiar corte das cutias, na qual, o macho ao identificar a fêmea em cio, borrifa sua urina sobre a fêmea, que começa a executar uma dança, até se permitir ser acasalada”. Os professores confessam ter recebido o convite com surpresa. “E, de fato, sentimo-nos surpresos com o alcance e a visibilidade da nossa pesquisa, e lisonjeados com o convite para auxiliar no documentário, ainda que por trás das câmeras por meio de consultoria científica”, afirmou o professor Alexandre Rodrigues.

Os professores adiantaram que no momento estão auxiliando a produtora a organizar as filmagens da monta natural da espécie em um de seus habitats naturais, na Floresta Amazônica, durante seu período de acasalamento que se dará logo ao final da estação chuvosa, através de uma parceria com o Prof. Dr. Frederico Monteiro, da Universidade Federal Rural da Amazônia, sediada em Belém, no Pará.

Fonte: Assecom