Skip to main content

Destaque de artigo científico na Equine Veterinary Journal – o artigo “Comportamento de dor pós-operatória associado à castração cirúrgica em jumentos (Equus asinus)” pelo Revisor Clínico como um dos mais relevantes clinicamente para aparecer na seção Visão Antecipada do periódico internacional Equine Veterinary Journal. Como resultado, uma sinopse do artigo será distribuída aos veterinários de equinos via e-News do BEVA (British Equine Veterinary Association) e também enviada a outras organizações, como a AAEP (American Association of Equine Practioners). Além disso, o artigo foi adicionado ao número virtual Working Equid da EVJ. O referido artigo é fruto da tese da discente Maria Gláucia Carlos de Oliveira, desenvolvida sob orientação da Profa. Dra. Valéria Veras de Paula.

Destaque de artigo científico no Microbiology Magazine – O artigo intitulado “Composition of semen and foreskin mucosa aerobic microbiota and its impact on sperm parameters of captive collared peccaries (Pecari tajacu)”, oriundo da tese de Doutorado de Caio Sérgio Santos, sob orientação do professor Alexandre Rodrigues, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Ufersa, foi selecionado pela Society for Applied Microbiology para ser publicado no volume de setembro no boletim Microbiologist Magazine, sendo destacado como uma das leituras mais recomendadas entre todos os artigos científicos da área.

Destaque de capítulo publicado no livro internacional Theriogenology – A editora internacional Intech destacou o capítulo “Estrus cycle monitoring in wild mammals – challenges and perspectives”, publicado no livro Theriogenology, por meio de mensagem encaminhada ao autor Prof. Dr. Alexandre Rodrigues Silva, como um dos mais populares, já tendo alcançado o montante de 1000 downloads.

Destaque de artigo científico na Zoo Biology: O trabalho, fruto da dissertação da discente Érika Almeida Praxedes, orientado pela Profa. Dra. Alexsandra Fernandes Pereira, que foi publicado no periódico internacional Zoo Biology, foi um dos artigos mais citados no ano de 2019. O trabalho trouxe uma abordagem sobre as estratégias de conservação de recursos somáticos e clonagem por transferência nuclear de células somáticas como estratégia de conservação de felídeos silvestres, coma a onça-pintada, o maior felídeo do continente americano e hoje tem seu quantitativo populacional bastante reduzido. A importância desse aspecto da conservação da biodiversidade tem sido tão notória que o próprio periódico emitiu um certificado de reconhecimento do trabalho aos autores.

Premiações no Seminário de Iniciação Científica da UFERSA – Menção Honrosa pelo 3º lugar na área de ciências biológicas ao trabalho Efeito do fator de crescimento epidermal sobre a maturação in vitro de oócitos de catetos, orientado pela Profa. Dra. Alexsandra Fernandes Pereira, no XXV Seminário de Iniciação Científica, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Além disso, O docente Carlos Eduardo Bezerra de Moura, da linha de Morfofisiologia e Biotecnologia Animal, recebeu menção Honrosa pelo 2º lugar na área de ciências agrárias ao trabalho Efeito da nitretação de superfícies de titânio sobre a comunicação de células endoteliais no XXV Seminário de Iniciação Científica, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Indicação ao Prêmio Internacional “Innovative Research”: o evento é organizado pela Research Under Literal Access – RULA Awards, um consórcio indiano que promove premiações para o que eles consideram “lideranças internacionais”. A comissão selecionou o trabalho intitulado “Composition of collared peccary seminal plasma and sperm motility kinetics in semen obtained during dry and rainy periods ina semiarid biome”, publicado no periódico internacional Animal Reproduction Science. O trabalho foi oriundo da dissertação de mestrado de Samara Sandy Jerônimo Moreira, conduzida sob orientação do docente Alexandre Rodrigues Silva, junto ao PPGCA/UFERSA.

Consultoria para série da BBC International:  Em 2019, o Prof. Alexandre Rodrigues Silva foi contactado pela produtora Silverback Films, sediada em Bristol, no Reino Unido. Eles estão preparando um novo documentário para a BBC International, o qual mostrará acasalamentos peculiares. Assim, os produtores tiveram acesso ao nosso artigo científico “Reproduction in Agouti: a Review”, publicado no periódico internacional Animal Reproduction, do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, e nos contataram para lhes prestar consultoria científica a respeito deste tema. Assim, formamos uma equipe multidisciplinar em colaboração com o Prof. Frederico Ozanan Barros Monteiro da Universidade Federal Rural da Amazônia, para viabilizar a aquisição de imagens do acasalamento das cutias. Salienta-se a importância desta situação, uma vez que ela deixa clara a visibilidade internacional dos trabalhos realizados no âmbito da reprodução de animais silvestres pela equipe do Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal da UFERSA.

Prêmio do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal: Em maio de 2019, durante o XXIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, ocorrido em Gramado – RS, a equipe do Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal, coordenada pelo Prof. Dr. Alexandre Rodrigues Silva, foi agraciada com o prêmio de Melhor Trabalho em Reprodução de Animais Silvestres, a partir da apresentação do trabalho da doutoranda Erica Camila Gurgel Praxedes.

Lançamento do livro “Reprodução de Cães”: Sem dúvidas, a maior ação de visibilidade conduzida pelo Prof. Alexandre Rodrigues em 2019 foi o lançamento de seu livro “Reprodução de Cães”, o qual foi escrito em parceria com o Prof. Marcelo Rezende Luz, da Universidade Federal de Minas Gerais, e publicado pela Editora Manole, uma das maiores e mais conceituadas editoras da área de Medicina Veterinária no Brasil. O livro contou com uma tiragem inicial de 1000 exemplares, mas rapidamente se difundiu por todo o território nacional, superando a marca de 50% de exemplares vendidos. Este sucesso do mesmo se deve ao fato de que sua abordagem é direcionada, principalmente, aos criadores de cães e outros profissionais da área cinófila, o que torna o livro único na área, elevando sua abrangência além das barreiras acadêmicas. A partir do lançamento, o Prof. Alexandre foi convidado a ministrar palestras de divulgação relacionadas ao livro em diferentes eventos em todo o território nacional, o que fomentou o crescimento de seus canais de comunicação por meio das redes sociais, como o Facebook e Instagram, as quais se tornaram um canal direto para que os criadores de cães tirassem dúvidas diretamente com o referido professor, a respeito do manejo reprodutivo de seus cães.

Premiação no PEC NORDESTE 2019 – O docente Jael Batista Soares, da linha de Sanidade Animal recebeu 1ª colocação na amostra de trabalhos científicos – Potencial hepatoprotetor da geopropolis da abelha Partamona cupira, Seminário Nordestino de Pecuária PEC NORDESTE e menção honrosa no Seminário Nordestino de Pecuária pelo 3º lugar na amostra de trabalhos científicos, PEC NORDESTE.

Destaque em Medicina Veterinária 2018 – homenagem concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza em referência à atuação do Prof. Dr. Alexandre Rodrigues Silva como destaque na área de medicina veterinária, em particular, por sua atuação junto à cinofilia nacional e os méritos científicos junto às pesquisas realizadas na área de reprodução animal. Seu trabalho junto ao PPGCA gerou a entrevista pra a Rádio 105 FM de Mossoró, no programa UFERSA no Ar, a respeito das premiações recebidas e sobre as pesquisas realizadas junto ao LCGA pela equipe.Indicação ao 19th Royan International Research Award – Dois trabalhos publicados na Zygote e Reprod Fertil Develop, de autoria de orientados do Prof. Dr. Alexandre Rodrigues Silva foram indicados para concorrer ao prêmio internacional do Royan Institute, Tehran, Iran.Premiação no International Symposium on Animal Biology of Reproduction – A pesquisa “Combinations of different cryoprotectants for the vitrification of testicular tissues in collared peccaries (Pecari tajacu) – Preliminary results” oriunda da tese de doutorado da estudante Andreia Maria da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, sob orientação do professor Alexandre Rodrigues Silva, foi premiada durante o VII International Symposium on Animal Biology of Reproduction, em Aracaju, Sergipe. A pesquisa recebeu a distinção “Top 5 Best Poster Presentation”.Premiação no Seminário de Iniciação Científica da UFERSA – o trabalho intitulado “Diferentes métodos de criopreservação de tecido testicular de cateto (Pecari tajacu)” apresentado pela discente Paula Luíza, sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Rodrigues Silva, sagrou-se o Melhor Trabalho na área de Ciências Agrárias da UFERSA do XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFERSA. No mesmo evento, o trabalho de iniciação científica do discente Kewen Santiago da Silva Luz, orientado do Prof. Dr. Michel Hrncir, foi contemplado como o Melhor trabalho na área de Ciências Biológicas da UFERSA do XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFERSA.