Skip to main content

Abaixo, estão listados abaixo todos os laboratórios ligados ao PPGCA, com uma breve descrição dos mesmos e os contatos dos seus responsáveis.

 Linha de Pesquisa em Morfofisiologia e Biotecnologia Animal:

1- Laboratório de Biotecnologia Animal, LBA (Campus Oeste, UFERSA)

 O LBA criado em 2013 tem como principais objetivos desenvolver biotecnologias in vitro voltadas para conservação e maximização do potencial reprodutivo de animais domésticos e silvestres. Assim, para atender os objetivos, o LBA desenvolve atividades voltadas para a produção in vitro de embriões, criopreservação e cultivo in vitro de células, tecidos, gametas e manipulação em geral.
Rede Social: @Labbiotecanimal

Responsável: Alexsandra Fernandes Pereira.

2- Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal, LCGA (Campus Oeste, UFERSA)

O LCGA tem como principal proposta estudar a fisiologia reprodutiva e desenvolver biotécnicas reprodutivas que fomentem a conservação de germoplasma de animais silvestres Para tanto, este laboratório consta de cinco ambientes, sendo eles: sala de coordenação, sala de lavagem e esterilização, sala de manipulação de animais, sala de criopreservação e o salão central para processamento de materiais.
Facebook: https://www.facebook.com/LCGA-Ufersa

Responsável: Alexandre Rodrigues Silva.

3- Laboratório de Morfofisiologia Animal Aplicada (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório desenvolve pesquisas relacionadas ao uso de técnicas histológicas para microscopia de luz convencional, citoquímica e imunohistoquimica e realiza os procedimentos básicos de processamento de material para microscopia eletrônica de transmissão e de varredura.

Responsável: Moacir Franco de Oliveira.

4- Laboratório de Tecnologias Reprodutivas e Inovações em Modelos Animais (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório propõe-se em desenvolver inovações em biotecnologia da reprodução. O laboratório possui quatro ambientes climatizados a saber: área de recepção e processamento de amostras biológicas, sala de lavagem e esterilização de materiais, Sala de Produção in vitro de embriões e sala docente e reuniões.

Responsável: Marcelo Barbosa Bezerra

Linha de Pesquisa em Produção e Conservação Animal:

1- Laboratório de Fisiologia Adaptativa e Conservação de Recursos Genéticos (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório tem como proposta avaliar os mecanismos adaptativos em raças localmente adaptadas, com ênfase em ruminantes e sua interface com caracteres de desempenho, além de utilizar ferramentas biotecnológicas para auxiliar a busca de marcadores moleculares de adaptabilidade que possam ser inseridos em programas de seleção e melhoramento genético de raças locais.

Responsável: Debora Andréa Evangelista Façanha.

2- Laboratório de Tecnologia e Controle de Qualidade do Pescado (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório tem como proposta realizar atividades de tecnologia e controle de qualidade do pescado. O laboratório consta de uma área dividida em: Laboratório de Tecnologia do Pescado, Laboratório de Controle de Qualidade e sala de permanência do pesquisador.

Responsável: Alex Augusto Gonçalves.

3- Ecologia e Conservação de Fauna Silvestre (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório propõe-se a estudar os vertebrados de vida livre e ecologia Aplicada.
Instagram: https://www.instagram.com/labecofauna/

Responsável: Cecília Irene Pérez Calabuig.

4- Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água do Semiárido (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório propõe-se a subsidiar o desenvolvimento de atividades de docência, pesquisa e extensão na identificação e solução de problemas ambientais relacionados aos recursos hídricos do Rio Grande do Norte e do semiárido nordestino. O laboratório possui salas para análises físicas, químicas e microbiológicas de amostras água e sedimentos, laboratório de espectrofotometria e pesagem, laboratório para o desenvolvimento de experimentos de ecologia comportamental e uma sala para análise de dados.
Website: http://limnoaqua.mozello.com/

Responsável: Gustavo Henrique Gonzaga da Silva.

5- Laboratório de Análises Instrumentais e Sensoriais (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório propõe-se a realizar análises instrumentais e sensoriais de alimentos. O laboratório possui área livre média de 75 m2, com quadro branco, computadores, monitores, bancadas, mesas, cadeiras, armários (para utensílios, amostras e reagentes químicos) e conta com 10 cabines individuais para testes sensoriais.

Responsável: Patrícia de Oliveira Lima.

6- Laboratório de Ecologia Comportamental (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório propõe-se a estudar o comportamento e à fisiologia de insetos sociais.

Responsável: Michel Hncir.

7- Laboratório do Centro de estudos de Pesca e Aquicultura Sustentável (Campus Leste, UFERSA)

Os laboratórios desenvolvem pesquisas sobre peixes de água doce, estuarina e marinha, envolvendo estudos de reprodução, alimentação, pesca, dinâmica populacional, migração e aspectos gerais da ecologia dos peixes. As pesquisas são desenvolvidas com o objetivo de compreender a estrutura e o funcionamento das comunidades e ecossistemas aquáticos do semiárido e regiões adjacentes, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias para ações de conservação e manejo de seus recursos naturais. Na pesca são realizados estudos sobre produção pesqueira e aspectos socioeconômicos dos pescadores de reservatório e em ambiente marinho.

Responsáveis: José Luís Costa Novaes e Cristiano Queiroz Albuquerque.

 Linha de Pesquisa em Sanidade Animal:

1- Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório desenvolve pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias para melhoria da qualidade de produtos de origem animal. O laboratório possui sala de esterilização e lavagem e laboratório de manipulação.

Responsável: Jean Berg Alves da Silva.

2- Laboratório de estudos em Imunologia e Animais Silvestres (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório realiza pesquisa em animais silvestres, imunologia e derivados, mantendo um acervo fixo e outro rotativo mamíferos, répteis, aves e invertebrados (aranhas, escorpiões e baratas), para suscitar novos talentos na pesquisa e dar suporte à áreas específicas e correlatas, assim como a prática profissional.

Responsável: Carlos Iberê Alves Freitas.

3- Laboratório Multiusuários e Laboratório de Sanidade Animal 1, 2 e 3 (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório desenvolve pesquisas na área de epidemiologia descritiva e analítica em saúde animal e saúde pública veterinária e desenvolvimento de métodos imunológicos e moleculares de diagnostico.

Responsável: Sidney Sakamoto.

4- Laboratório de Patologia Veterinária (Campus Oeste, UFERSA)

O Laboratório dispõe de área física adequada que consiste na sala de necropsia e no Laboratório de Histopatologia. Na Sala de Necropsia são realizados os exames anatomopatológicos de carcaças de animais procedentes do Hospital Veterinário da UFERSA, Clínicas Veterinárias e Propriedades Rurais. No laboratório de histopatologia são realizadas análise de fragmentos de tecidos e exames citológicos.

Responsável: Jael Soares Batista.

5- Laboratório de Medicina Interna (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório desenvolve pesquisas nas áreas de doenças carenciais, metabólicas, conservação de sangue e transfusão sanguínea. O laboratório possui quatro ambientes: Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Doenças Carenciais e Metabólicas, Galpão com 5 baias, Sala de Docente, sala para Pós-Graduandos e estagiários.

Responsável: Raimundo Alves Barrêto Junior.

6- Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Veterinário (Campus Oeste, UFERSA)

O setor tem como objetivo correlacionar os achados de imagem com as doenças infecciosas dos animais domésticos e silvestres.

https://www.instagram.com/ufersa.imagem/
https://prmv.ufersa.edu.br/diagnostico-por-imagem-em-animais-de-companhia/
https://hovet.ufersa.edu.br/
Página do Hospital Veterinário

Responsável: João Marcelo Azevedo de Paula Antunes.

7- Laboratório de Anestesiologia Experimental (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório propõe-se a realizar análises no sangue dos animais. Este laboratório possui diversos materiais utilizados para realização de análises cromatográficas adquiridos com o edital CNPq.

Responsável: Valéria Veras de Paula.

8- Laboratório de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia (Campus Oeste, UFERSA)

O laboratório propõe-se a realizar procedimentos anestésicos e cirúrgicos e/ou manipular animais para procedimentos clínicos e cirúrgicos. Neste laboratório, também ocorrem as aulas de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia.

Responsável: Valéria Veras de Paula.