Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Abaixo, estão listados abaixo todos os laboratórios ligados ao PPGCA, com uma breve descrição dos mesmos e os contatos dos seus responsáveis.

Linha de Pesquisa em Morfofisiologia e Biotecnologia Animal:

  1. Laboratório de Biotecnologia Animal, LBA (Campus Oeste, UFERSA): O LBA criado em 2013 tem como principais objetivos desenvolver biotecnologias in vitro voltadas para conservação e maximização do potencial reprodutivo de animais domésticos e silvestres. Assim, para atender os objetivos, o LBA desenvolve atividades voltadas para a produção in vitro de embriões, criopreservação e cultivo in vitro de células, tecidos, gametas e manipulação em geral. @Labbiotecanimal Responsável: Alexsandra Fernandes Pereira. 

Laboratório de Biotecnologia Animal

  1. Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal, LCGA (Campus Oeste, UFERSA): O LCGA tem como principal proposta estudar a fisiologia reprodutiva e desenvolver biotécnicas reprodutivas que fomentem a conservação de germoplasma de animais silvestres Para tanto, este laboratório consta de cinco ambientes, sendo eles: sala de coordenação, sala de lavagem e esterilização, sala de manipulação de animais, sala de criopreservação e o salão central para processamento de materiais. https://www.facebook.com/LCGA-Ufersa Responsável: Alexandre Rodrigues Silva. 

Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal

  1. Laboratório de Morfofisiologia Animal Aplicada (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório desenvolve pesquisas relacionadas ao uso de técnicas histológicas para microscopia de luz convencional, citoquímica e imunohistoquimica e realiza os procedimentos básicos de processamento de material para microscopia eletrônica de transmissão e de varredura. Responsável: Moacir Franco de Oliveira. 

Laboratório de Morfofisiologia Animal Aplicada

  1. Laboratório de Tecnologias Reprodutivas e Inovações em Modelos Animais (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório propõe-se em desenvolver inovações em biotecnologia da reprodução. O laboratório possui quatro ambientes climatizados a saber: área de recepção e processamento de amostras biológicas, sala de lavagem e esterilização de materiais, Sala de Produção in vitro de embriões e sala docente e reuniões. Responsável: Marcelo Barbosa Bezerra. 
  1. Laboratório de Anestesiologia Experimental (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório propõe-se a realizar análises no sangue dos animais. Este laboratório possui diversos materiais utilizados para realização de análises cromatográficas adquiridos com o edital CNPq. Responsável: Valéria Veras de Paula.  

Laboratório de Anestesiologia Experimental

  1. Laboratório de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório propõe-se a realizar procedimentos anestésicos e cirúrgicos e/ou manipular animais para procedimentos clínicos e cirúrgicos. Neste laboratório, também ocorrem as aulas de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia. Responsável: Valéria Veras de Paula.  

Laboratório de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia

Linha de Pesquisa em Produção e Conservação Animal do Semiárido:

  1. Laboratório de Fisiologia Adaptativa e Conservação de Recursos Genéticos (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório tem como proposta avaliar os mecanismos adaptativos em raças localmente adaptadas, com ênfase em ruminantes e sua interface com caracteres de desempenho, além de utilizar ferramentas biotecnológicas para auxiliar a busca de marcadores moleculares de adaptabilidade que possam ser inseridos em programas de seleção e melhoramento genético de raças locais. Responsável: Debora Andréa Evangelista Façanha. 
  1. Laboratório de Tecnologia e Controle de Qualidade do Pescado (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório tem como proposta realizar atividades de tecnologia e controle de qualidade do pescado. O laboratório consta de uma área dividida em: Laboratório de Tecnologia do Pescado, Laboratório de Controle de Qualidade e sala de permanência do pesquisador. Responsável: Alex Augusto Gonçalves. 
  1. Ecologia e Conservação de Fauna Silvestre (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório propõe-se a estudar os vertebrados de vida livre e ecologia Aplicada. https://www.instagram.com/labecofauna/ Responsável: Cecília Irene Pérez Calabuig.  

Laboratório de Ecologia e Conservação da Fauna Silvestre

  1. Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água do Semiárido (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório propõe-se a subsidiar o desenvolvimento de atividades de docência, pesquisa e extensão na identificação e solução de problemas ambientais relacionados aos recursos hídricos do Rio Grande do Norte e do semiárido nordestino. O laboratório possui salas para análises físicas, químicas e microbiológicas de amostras água e sedimentos, laboratório de espectrofotometria e pesagem, laboratório para o desenvolvimento de experimentos de ecologia comportamental e uma sala para análise de dados. http://limnoaqua.mozello.com/ Responsável: Gustavo Henrique Gonzaga da Silva.  

Foto do Laboratório de Limnologia

  1. Laboratório de Análises Instrumentais e Sensoriais (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório propõe-se a realizar análises instrumentais e sensoriais de alimentos. O laboratório possui área livre média de 75 m2, com quadro branco, computadores, monitores, bancadas, mesas, cadeiras, armários (para utensílios, amostras e reagentes químicos) e conta com 10 cabines individuais para testes sensoriais. Responsável: Patrícia de Oliveira Lima.  

Laboratório de Análises Instrumentais e Sensoriais

  1. Laboratório de Ecologia Comportamental (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório propõe-se a estudar o comportamento e à fisiologia de insetos sociais. Responsável: Michel Hncir. 
  1. Laboratório do Centro de estudos de Pesca e Aquicultura Sustentável (Campus Leste, UFERSA):Os laboratórios desenvolvem pesquisas sobre peixes de água doce, estuarina e marinha, envolvendo estudos de reprodução, alimentação, pesca, dinâmica populacional, migração e aspectos gerais da ecologia dos peixes. As pesquisas são desenvolvidas com o objetivo de compreender a estrutura e o funcionamento das comunidades e ecossistemas aquáticos do semiárido e regiões adjacentes, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias para ações de conservação e manejo de seus recursos naturais. Na pesca são realizados estudos sobre produção pesqueira e aspectos socioeconômicos dos pescadores de reservatório e em ambiente marinho. Responsáveis: José Luís Costa Novaes e Cristiano Queiroz Albuquerque.

Linha de Pesquisa em Sanidade Animal:

  1. Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório desenvolve pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias para melhoria da qualidade de produtos de origem animal. O laboratório possui sala de esterilização e lavagem e laboratório de manipulação. Responsável: Jean Berg Alves da Silva. 
  1. Laboratório de estudos em Imunologia e Animais Silvestres (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório realiza pesquisa em animais silvestres, imunologia e derivados, mantendo um acervo fixo e outro rotativo mamíferos, répteis, aves e invertebrados (aranhas, escorpiões e baratas), para suscitar novos talentos na pesquisa e dar suporte à áreas específicas e correlatas, assim como a prática profissional. Responsável: Carlos Iberê Alves Freitas. 
  1. Laboratório Multiusuários e Laboratório de Sanidade Animal 1, 2 e 3 (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório desenvolve pesquisas na área de epidemiologia descritiva e analítica em saúde animal e saúde pública veterinária e desenvolvimento de métodos imunológicos e moleculares de diagnostico. Responsável: Sidney Sakamoto. 
  1. Laboratório de Patologia Veterinária (Campus Oeste, UFERSA): O Laboratório dispõe de área física adequada que consiste na sala de necropsia e no Laboratório de Histopatologia. Na Sala de Necropsia são realizados os exames anatomopatológicos de carcaças de animais procedentes do Hospital Veterinário da UFERSA, Clínicas Veterinárias e Propriedades Rurais. No laboratório de histopatologia são realizadas análise de fragmentos de tecidos e exames citológicos. Responsável: Jael Soares Batista.

Laboratório de Patologia Veterinária

  1. Laboratório de Medicina Interna (Campus Oeste, UFERSA): O laboratório desenvolve pesquisas nas áreas de doenças carenciais, metabólicas, conservação de sangue e transfusão sanguínea. O laboratório possui quatro ambientes: Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Doenças Carenciais e Metabólicas, Galpão com 5 baias, Sala de Docente, sala para Pós-Graduandos e estagiários. Responsável: Raimundo Alves Barrêto Junior. 

Laboratório de Medicina Interna

6. Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Veterinário (Campus Oeste, UFERSA): O setor tem como objetivo correlacionar os achados de imagem com as doenças infecciosas dos animais domésticos e silvestres. https://www.instagram.com/ufersa.imagem/ https://prmv.ufersa.edu.br/diagnostico-por-imagem-em-animais-de-companhia/ https://hovet.ufersa.edu.br/ Responsável: João Marcelo Azevedo de Paula Antunes. Link para a página do Hospital Veterinário

Foto Setor de Imagem HOVET

18 de setembro de 2020. Visualizações: 123. Última modificação: 15/10/2020 06:36:57