Skip to main content

Maratona online da Reprodução de Animais Selvagens – Evento online promovido pelo Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal do PPGCA/UFERSA, de 03 a 14 de agosto, onde foram apresentadas 19 palestras, contando com participação internacional dos Pesquisadores Dr. Budhan Pukazhenthi do Smithsonian Institute, Estados Unidos, e da Dra. Gabriela Mastromonaco do Toronto Zoo, Canadá.

Doutorado Sanduíche no Exterior – De setembro de 2019 a março de 2020, a cota de bolsa do PDSE encontra-se com a discente Viviane Morlanes, orientada pela professora Cecília Calabuig, da linha de pesquisa Produção e Conservação do semiárido. A discente realizou o estágio doutoral na Universidade de Córdoba, em Córdoba, na Espanha desenvolvendo experimentos sob a supervisão do professor Carlos Rouco desenvolvendo parte de seus experimentos de doutorado.

Doutorados Sanduíches no Exterior –  No ano de 2019, três discentes do PPGCA realizaram estágio doutoral sanduíche no exterior, sendo eles:

  • Andreia Maria da Silva, orientada do Prof. Dr. Alexandre Rodrigues, com bolsa PDSE, CAPES, realizada no Center for Species Survival, Smithsonian Institution, Washington, DC, USA.
  • Viviane Morlanes, orientada da Profa. Cecília Calabuig, com bolsa PDSE, CAPES, realizado na Universidade de Córdoba, em Córdoba, na Espanha.
  • Luã Barbalho de Macêdo, orientado da Profa. Valéria Veras de Paula, com bolsa PGCI, CAPES, realizado na  Universidad Autônoma de San Luís do Potosí, no México.

 

Mobilidade Internacional de Pós-Graduandos – Por meio de editais específicos promovidos pelos programas de pós-graduação da UFERSA, missões discentes puderam ser realizadas tanto por mestrandos como por doutorandos do PPGCA. Esses editais específicos de mobilidade estudantil foram lançados desde 2018 e, em 2019, mais uma vez o PPGCA foi um dos programas com o maior número de discentes contemplados. Assim, em 2019, o PPGCA foi contemplado com 3 (três) discentes em missão internacional:

  • Hélio Norberto de Araújo Júnior, orientado do Prof. Moacir Oliveira, com estágio realizado na Universidade de Buenos Aires, Argentina.
  • Josiel Borges Ferreira, orientado da Profa. Débora Andréia Façanha Evangelista, com estágio realizado na Universidad Nacional del Cumahue (UNCo) e em associação com a Facultad de Ciencias Agrarias (FACA) e o Instituto de Investigación y Desarrollo em Ingeniería de Procesos Biotecnologia y Energías Alternativas, na Argentina.
  • Viviane Morlanes, orientada pela Profa. Cecília Calabuig, com estágio realizado na Estaçao Biológica de Doñana e Universidad Pablo Olavide, em Sevilha, na Espanha.

Mobilidade Internacional de Docentes – Neste item, o PPGCA atuou no incentivo de otimização dos discentes para a realização de missões consolidações de colaborações internacionais. Assim, as seguintes experiências foram alcançadas em 2019:

  • Profa. Cecília Calabuig realizou missão de trabalho em março de 2019 para a Estação Biológica de Doñana e Universidade Pablo Olavide, em Sevilha, na Espanha.
  • Profs. Alexandre Rodrigues e Alexsandra Pereira realizaram, em abril de 2019, missão de trabalho para Smithsonian Institute, nos Estados Unidos. PPGCA/UFERSA.
  • Profas. Valéria Veras de Paula e Débora Evangelista realizaram missão de trabalho em abril de 2019 para Universidade Autônoma de San Luis Potosi, no México.

Projetos de cooperação internacional. Neste item, o PPGCA possui projetos de cooperação internacional que tem permitido a consolidação das colaborações internacionais, por meio de publicações de artigos científicos, intercâmbios discentes e docentes. Assim, as seguintes experiências foram alcançadas em 2019:

  • Prof. Alexandre Rodrigues desenvolveu o projeto Criopreservação e cultivo de tecido testicular de catetos (Pecari tajacu Linnaeus, 1758) criados no bioma Caatinga, aprovado junto ao Edital Universal 2016 (Chamada 01/2016), em cooperação com o Center for Species Survival, Smithsonian Conservation Biology Institution, Washington, Estados Unidos tendo como coordenador internacional Dr. Pierre Comizzoli.
  • Profa. Valéria Veras de Paula desenvolveu o projeto Bem-estar e farmacocinética de analgésicos em recursos zoogenéticos do semiárido brasileiro, aprovado junto ao Edital PGCI – Edital nº 02/2015 – 2ª Chamada de 2016 – Projetos (no. 88881.123160/2016-01, PGCI 395 2018) em parceria com pesquisadores da UFERSA, UNIFAP, UFBA e da Universidad Autonoma de San Luis do Potosi (UASLP), no México.
  • Profa. Cecília Calabuig firmou um convênio de apoio tecnológico com Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas y Red Eléctrica da Espanha, para realização do projeto “Análisis del Efecto de la Nidificación de Cigüeñas en Tendidos Eléctricos de Transporte sobre la Biodiversidad del Entorno”.
  • Prof. Sidney Sakamoto desenvolveu o projeto em parceria com The Donkey Sanctuary (https://www.thedonkeysanctuary.org.uk/) intitulado “Pesquisa de anemia infecciosa equina, mormo, arterite viral equina e herpesvirus equino em asininos do nordeste brasileiro”.

Plataformas de alianças para a educação e a capacitação internacional.

  1. Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil – PAEC OEA-GCUB). Programa de cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE), com objetivo de contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). O PPGCA foi contemplado com uma estudante proveniente de Honduras.
  2. Programa de Doutorado e Pesquisa Brasil – Europa (Edital BE_a_DOC). O programa faz parte do Grupo Coimbra (GC), uma associação de universidades europeias que abrangem multidisciplinariedades, visando  promover a internacionalização, colaboração acadêmica, excelência em aprendizagem e pesquisa, além do serviço à sociedade. O termo de compromisso que consiste na entrada formal do PPGCA a este programa foi firmado em outubro de 2019 e, esperamos para 2020 a seleção de discentes a partir deste programa.

Evento institucional sobre debate da internacionalização. O PPGCA juntamente com os demais programas de pós-graduação e a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da PROPPG/UFERSA implementou o evento “UFERSA Global”, o qual teve como objetivo principal discutir as ações de internacionalização junto a todos os programas de pós-graduação.

Mecanismos para atração de discentes e docentes do PPGCA para o exterior.

  1. Edital de Apoio à proficiência em língua estrangeira de docentes de programas de pós-graduação Stricto Sensu da UFERSA. No qual foram aprovados os docentes José Luiz Costa Novais e Cecília Calabuig, que foram aprovados para realizar aprimoramento na língua inglesa nos Estados Unidos e Escócia, respectivamente.
  2. O Centro de Línguas do Semiárido (CELIS) juntamente com a ARI da PROPPG/UFERSA implementou a oferta de cursos regulares e específicos de línguas adicionais (em particular, o inglês, espanhol e português L2), em diferentes níveis, além dos exames de proficiência nessas línguas com intuito de preparar nossos discentes para seus estágios e/ou missões internacionais.

Publicações com colaboradores internacionais. os docentes Alex Augusto GonçalvesMichel HrnicerDébora Andreia FaçanhaAlexandre Rodrigues SilvaAlexsandra Fernandes Pereira e Moacir Franco de Oliveira, produziram publicações em periódicos de impacto internacional com colaboradores do Canadá, Austria, Espanha, e Estados Unidos.

Reconhecimentos internacionais. Os docentes Alexandre Rodrigues Silva e Moacir Franco de Oliveira tiveram seus trabalhos reconhecidos, uma vez que prestaram assessoria científica para série da BBC ( Como pode ser visto neste Link ). Além disso, os docentes Alexandre Rodrigue Silva e Alexsandra Fernandes Pereira tiveram um reconhecimento internacional pela Research Under Literal Access “RULA” Awards, ao ter seu trabalho indicado ao prêmio internacional de “Innovative Research” pela pesquisa sobre Composição do plasma seminal de catetos, publicada no periódico Animal Reproduction Science.

Inserção da internacionalização nos discentes da graduação durante o estágio docência. A docente Alexsandra Fernandes Pereira promoveu em 2019 seminários de artigos científicos em inglês de discentes da graduação como ferramenta do processo avaliativo do discente na disciplina.

Realização de disciplina com docentes internacionais: A disciplina “Tópicos Especiais em Ferramentas Biotecnológicas para a Conservação da Biodiversidade” contou com a participação dos seguintes docentes internacionais: Pascal Mermillod (French National Institute for Agricultural Research, INRA, França), Yann Locatelli (Muséum National d’Histoire Naturelle, França), e Daniel Felipe Salamone (Universidade de Buenos Aires, Argentina).

Desenvolvimento de projetos com colaboradores internacionais: 

  1. O docente Alexandre Rodrigues Silva desenvolveu o projeto Criopreservação e cultivo de tecido testicular de catetos (Pecari tajacu Linnaeus, 1758) criados no bioma Caatinga, aprovado junto ao Edital Universal 2016 (Chamada 01/2016), em cooperação com Center for Species Survival, Smithsonian Conservation Biology Institution, Washington, Estados Unidos.
  2. A docente Valéria Veras de Paula desenvolveu o projeto Bem-estar e farmacocinética de analgésicos em recursos zoogenéticos do semiárido brasileiro, aprovado junto ao Edital PGCI – Edital nº 02/2015 – 2ª Chamada de 2016 – Projetos (no. 88881.123160/2016-01, PGCI 395 2018), em cooperação com a Universidad Autonoma de San Luis do Potosi (UASLP), do México.

Realização de missões de estudos por docentes:

  1. O docente Jean Berg Alves da Silva realizou missão de trabalho de 40 h as Universidades Católica de Córdoba (UCC) e Universidade de Buenos Aires (UBA), ambas na Argentina, visando estabelecer intercâmbio acadêmico do PPGCA e da UFERSA com universidades argentinas.
  2. O docente José Luís Costa Novaes realizou missão de trabalho de 40 h a American Society of Ichthyologists and Herpetologists, visando a participação no Joint Meeting of Ichthyologists and Herpetologists.

iii. Os docentes Raimundo Alves Barrêto Júnior e Valéria Veras de Paula realizaram missão de trabalho de 40 h na Universidad Autonoma de San Luis do Potosi (UASLP), tendo como objetivo ampliar a política de internacionalização deste programa, e consolidar a parceria do grupo de pesquisa em Bem-estar, anestesia e analgesia de animais de produção da UFERSA.

Visita de pesquisadores internacionais ao PPGCA: 

  1. O docente Michel Hrncir recebeu a visita do docente da Universidade de Tamagawa, Tóquio, Japão, Kenichi Harano, para estágio de pesquisa durante seu período sabático, no Laboratório de Ecologia Comportamental da UFERSA.
  2. A UFERSA assinou com a Universidade Ben Gurion University of the Negev, de Israel, um Termo de Intenção de Formalização de Acordo de Cooperação Acadêmica para desenvolverem atividades de pesquisas voltadas ao desenvolvimento das terras semiáridas.

iii. O docente Michel Hrncir recebeu no Laboratório de Ecologia Comportamental, , os discentes Sebastian Koethe (discente de pós-doutorado na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha), Sarah Banysch (discente de doutorado na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha), Lara Reinartz (discente de mestrado na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha) e Vivian Fischbach (aluna de graduação na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha).

Realização de missões de estudos por discentes:

  1. A discente Janine Karla França da Silva Braz, sob a orientação do docente Moacir Franco de Oliveira, desenvolveu uma missão de estudo na Pontificia Universidad Católica de Chile, Faculdade de Ciências Biológicas, Departamento de Fisiologia com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018).
  2. O discente Paulo Mateus Alves Lopes, sob a orientação do docente Moacir Franco de Oliveira desenvolveu uma missão de estudo com carga horária de 320 h na Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018).

iii. A discente Kalyne Danielly Silva de Oliveira, sob a orientação do docente João Marcelo Antunes desenvolveu uma missão de estudo com carga horária de 320 h na Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018).

  1. A discente Viviane Morlanes, sob a orientação da docente Cecília Calabuig desenvolveu uma missão de estudo com carga horária de 320 h na Universidad Pablo De Olavide, Espanha com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018).

Doutorado sanduíche no exterior: a discente Andreia Maria Silva, sob a orientação do docente Alexandre Rodrigues Silva, com bolsa PDSE/CAPES, realizou estágio doutoral no Center for Species Survival, Smithsonian Institution, Washington, DC, USA.

Workshop Internacional de Reprodução de Pecaris – A coordenação do PPGCA (Alexandre Rodrigues Silva e Alexsandra Fernandes Pereira) promoveu este workshop no campus da UFERSA, na cidade de Mossoró, RN, em outubro de 2017, que contou com a participação do pesquisador Pierre Comizzoli do Center for Species Survival, Smithsonian Institute, Estados Unidos.

Disciplina de Princípios da Ciência e Escrita Científica – A coordenação do PPGCA (Alexandre Rodrigues Silva e Alexsandra Fernandes Pereira) organizou a vinda do pesquisador John Kastelic, docente vinculado à University of Calgary no Canadá, para ministrar disciplina de Princípios da Ciência e Escrita Científica para discentes do PPGCA e demais programas de pós-graduação da UFERSA e instituições próximas, como a UECE.

Participação de docentes em eventos internacionais

  •  Prof. José Luiz Costa Novaes participou do Joint Meeting of Ichthyologists and Herpetologists, Austin, Esta, Estados Unidos.
  • Prof. Alexandre Rodrigues participou da reunião anual da Society for The Study of Reproduction Annual Meeting em Washington, DC, Estados Unidos com apresentação oral e em pôster de trabalhos científicos. Ainda, o docente visitou o Center for Species Survival do Smithsonian Institute, Estados Unidos, em Julho de 2017 para firmar parceria com o Dr. Pierre Comizzoli.
  • Profa.  Valéria Veras de Paula participou do International Meeting of the Association of Veterinary Anaesthetist) em Berlin, Alemanha.
  • Prof. Michael Hncir palestrou o tema Weder Honigbiene noch Hummel: stachellose Bienen (Meliponini) als wichtigste Bestäuber in den Tropen durante o evento Kerner von Marilaun Symposium Insekten und Blumen organizado pela Academia de Ciências Austríaca (ÖAW), em Viena, Áustria.
  • Prof. Michael Hcnier palestrou o tema Small brains resolving complex tasks: On the cognitive capacities of social bees durante o evento IV Conferência Internacional, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, Brasil.
  • Prof. Jean Berg Alves da Silva palestrou no Workshop Brazil-Cuba: Sustainable development in semi- arid regions, em Natal, Brasil.

Visita Técnica de Pesquisador Estrangeiro – O docente Alexandre Rodrigues Silva recebeu no Laboratório de Conservação de Germoplasma da UFERSA em outubro de 2017 o pesquisador Pierre Comizzoli, do Center for Species Survival, Smithsonian Institute, com sede em Washington D.C., Estados Unidos, tendo sido firmado um acordo de cooperação internacional entre instituições.