Skip to main content

Doutorandas do PPGCA são contempladas com Financial Support to Young Researchers no 19th International Congress on Animal Reproduction

By 4 de julho de 2022junho 26th, 2023Sem categoria

 

 

As doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA/UFERSA) Érika Almeida Praxedes e Maria Valéria de Oliveira Santos participaram recentemente do 19th International Congress on Animal Reproduction, ocorrido em Bolonha, na Itália, o maior evento mundial de Reprodução Animal. Na ocasião, as discentes foram contempladas com a premiação de Apoio Financeiro a Jovens Pesquisadores (“Financial Support to Young Researchers”) e puderam apresentar os resultados de seus projetos de tese desenvolvidos na UFERSA na área de Biotecnologia de Animais Silvestres.

As duas discentes são orientadas pela Profa. Dra. Alexsandra Fernandes Pereira, docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e bolsista de produtividade 1D do CNPq na área de Medicina Veterinária. “De mais de 130 estudantes inscritos de diferentes países para concorrer a este prêmio, apenas dez discentes foram contemplados, sendo três brasileiros dentre os selecionados, e dois destes foram nossas orientadas, destacando o comprometimento e a excelência dos trabalhos e dos esforços que temos feito para fomentar a pesquisa em nossa universidade”, frisa a docente Alexsandra Pereira. No evento, as discentes apresentaram os resultados desenvolvidos em catetos (Pecari tajacu) e cutias (Dasprocta leporina) voltados para a produção in vitro de embriões, os quais representam importantes passos na conservação dessas espécies.

Ainda, como mais uma das ações de internacionalização desenvolvidas pelo Laboratório de Biotecnologia Animal (LBA/UFERSA), a qual as doutorandas fazem parte, e coordenado pela docente Alexsandra Pereira, recentemente em uma concorrência nacional, ambas as discentes foram contempladas com bolsa doutorado-sanduíche, por intermédio da Chamada no. 16/2020 do CNPq – Bolsas no País e no Exterior. Graças a esta dupla aprovação, as estudantes têm tido a oportunidade de realizar experimentos em grandes centros de pesquisa no Canadá. Na Universidade de Montreal, a discente Érika Praxedes tem desenvolvido o projeto “Estabelecimento de células-tronco induzidas a pluripotência (iPSC) a partir de fibroblastos utilizando vetores epissomais e transposons” com a supervisão do Dr. Lawrence Smith, um dos maiores nomes da clonagem e reprogramação nuclear mundial, tendo feito parte da equipe responsável pelo nascimento da primeira ovelha clonada por transferência nuclear de célula somática. Na Mcgill University, a discente Valéria Santos tem desenvolvido o projeto “Efeito do eugenol durante a maturação de oócitos e desenvolvimento de embriões suínos produzidos por fecundação in vitro e injeção intracitoplasmática de espermatozoides” com a supervisão do Dr. Vilceu Bordignon, renomado pesquisador na área de micromanipulacão de gametas e embriões e um dos primeiros responsáveis pela produção de suínos clonados e transgênicos no Canadá.

“Nós ficamos muito contentes de no mesmo edital do CNPq e em ampla concorrência nacional, termos duas de nossas orientadas contempladas com bolsa doutorado-sanduíche, ao mesmo tempo que sabemos da importância dessas ações para o fortalecimento das colaborações internacionais tão essenciais para o desenvolvimento da ciência”, destaca a docente Alexsandra Pereira.