Convite PALESTRA: Introdução aos métodos tridimensionais de quantificação morfológica

By 4 de novembro de 2020maio 11th, 2023Sem categoria

A pedido do prof. Dr. Carlos Eduardo Bezerra, divulgamos o convite para a palestra “Introdução aos métodos tridimensionais de quantificação morfológica”.
PALESTRANTE: Prof. Dr. Fernando Vagner Lobo Ladd, Departamento de Morfologia, UFRN.
Data: 06 de novembro de 2020 as 9:00h
Link da videoconferência: https://meet.google.com/bzh-udgr-oaz

Público alvo: discentes e docentes do PPGCA

Sobre a palestra:

Abordagem introdutória sobre métodos de morfologia quantitativa que permitem determinar com precisão alterações na estrutura de células e tecidos. A estereologia é um ramo da ciência que lida com a reconstrução das características de estruturas tridimensionais de objetos, a partir da reconstrução serial de estruturas bidimensionais.

Sobre o palestrante:

É Professor Adjunto de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DMOR/CB/UFRN) e orientador do quadro permanente do Programa de pós-gaduação em Biologia estrutural e funcional do CB/DMOR, possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2004). Possui título de Mestre em Ciências pelo programa de Anatomia dos animais domésticos e Silvestres do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP); e título de Doutor em Ciências pelo programa de Biologia Estrutural e Funcional do departamento de Morfologia e Genética da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Entre 2013 e 2014 atuou como professor Adjunto substituto de Anatomia Humana da Universidade Federal de São Paulo – Campus da Baixada Santista. Atua principalmente na grande área de ciências morfofuncionais, tem experiência na área de Morfologia (Anatomia macro e microscópica, Histologia e Imuno-histoquímica) com ênfase em Quantificação Estereológica sob microscopia de luz, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuroanatomia, Sistema Nervoso central, Sistema Nervoso Autônomo, alterações cardíacas da Doença de Huntington e da Doença de Parkinson.