Do credenciamento

O professor e/ou pesquisador interessado em ingressar no PPGCA na condição de docente deverá encaminhar de acordo com edital de credenciamento a ser divulgado pelo PPGCA ao colegiado do programa os documentos que comprovam atender os seguintes requisitos:

I – Possuir produção científica qualificada superior a 1,5 Artigo A1 Equivalente/Ano considerando-se a média no período de avaliação.

II – Apresentar a proposta contendo ementa e conteúdo programático de disciplina a ser lecionada no programa sob sua total responsabilidade.

III – Apresentar atividades de orientação e lecionar disciplinas junto aos cursos de graduação na UFERSA. A não realização das atividades relacionadas à graduação somente poderá ser permitidas nos casos descritos no anexo.

IV – Coordenar projeto de pesquisa cadastrado na PROPPG da UFERSA.

Da avaliação dos docentes permanentes

Os docentes serão avaliados anualmente quanto a sua produção científica compatível com a exigência do programa, tendo que possuir produção científica qualificada acima de 1,0 artigos publicados e/ou aceitos equivalente A1 de acordo com as seguintes situações:

I – No primeiro ano do quadriênio, deverão ser atendidos pelo menos dois dos seguintes critérios:

1. Produção qualificada do ano vigente, a qual deverá ser igual ou superior a 1,5 artigos publicados e/ou aceitos equivalentes A1 no ano vigente;
  2. Produção qualificada derivada de dissertações orientadas, a qual deverá ser igual ou superior a 50%;
  3. Média de produção qualificada no quadriênio anterior, a qual deverá ser igual ou superior a 1,5 artigos publicados.

II – No segundo ano do quadriênio, o docente deverá atender aos seguintes critérios:

1. Média de produção qualificada entre o ano anterior e o vigente, a qual deverá ser igual ou superior a 1,5 artigos publicados e/ou aceitos equivalentes A1;
  2. Produção qualificada derivada de dissertações orientadas, a qual deverá ser igual ou superior a 50%.

III – No terceiro ano do quadriênio, o docente deverá atender aos seguintes critérios:

1. Média de produção qualificada entre os dois anos anteriores e o vigente, a qual deverá ser igual ou superior a 1,5 artigos publicados e/ou aceitos equivalentes A1;

IV– No quarto ano do quadriênio, o docente deverá atender os seguintes critérios:

1. Média de produção qualificada de todo o quadriênio superior a 1,5;
  2. Produção qualificada derivada de dissertações orientadas superior a 50%.

Do Descredenciamento

No caso do docente não atender as exigências de sua produção científica e do tempo de titulação dos seus orientados (24 meses para mestrado e 48 meses para doutorado) por duas avaliações consecutivas, este docente não poderá receber novos orientados e será proposto seu descredenciamento do programa.

O colegiado do PPGCA poderá propor o descredenciamento do docente a qualquer momento para adequar-se as exigências da CAPES.

Critérios para composição do quadro de docentes do PPGCA