Skip to main content

II Workshop Jumentos do Brasil: a professora Debora Evangelista Façanha organizou  o II Workshop Jumentos do Brasil.  O Futuro Sustentável foi sediado em Fortaleza/CE, de 21 a 23 de agosto de 2024, na Assembleia Legislativa do Ceará. Durante o encontro, foi enfatizado que modelos de bioeconomia, conforme preconiza uma das principais agendas do Governo Federal, demandam a proibição do abate de jumentos no Brasil, seguindo o exemplo de todo o Continente Africano. O Workshop consolidou um grupo de trabalho internacional multidisciplinar composto por especialistas de diversas áreas: veterinários, zootecnistas, biólogos, filósofos, advogados, entre outros. Além disso, foram realizadas discussões com membros da sociedade civil, de Universidades, com destaque para a Pós-Graduação em Ciência Animal da UFERSA, além de órgãos governamentais.

      Participantes do II Workshop Jumentos do Brasil

 

Capacitação de pescadores
A atividade Capacitação de aquicultores consiste na visita a comunidades pesqueiras carentes da região e identificação de eventuais dificuldades que os pescadores apresentam. Os graduandos propõem formas de auxiliar as comunidades a minimizar essas dificuldades. Como exemplos, já foram realizados treinamentos para uso do GPS, captura e manuseio do peixe-leão e no momento está sendo preparada uma visita para auxiliar os pescadores a obterem licenças de pesca.

I Simpósio  Potiguar  em Ciência Animal – O I Simpósio de Pós-Graduação em Ciência Animal – UFERSA foi voltado prioritariamente para divulgação dos trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), entretanto, foi aberto a alunos de graduação dessa instituição que tivessem interesse em participar na condição de ouvinte. Apresentou como palestras: As estratégias para Medicina Veterinária na Pós-Graduação – CAPES, Morfometria tridimensional e suas aplicações e Compreendendo a meta-análise. O evento contou com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por mestrandos e doutorandos. O Evento ocorreu em dezembro de 2023.

Encerramento do I Simpósio Potiguar em Ciência Animal

 

Liga Estudantil de Cirurgia e Anestesia Medicina Veterinária – A Professora Valeria Veras é responsável pela Liga Estudantil de Cirurgia Veterinária e Anestesia. A Liga Estudantil de Medicina Veterinária de Cirurgia e Anestesia (LECAV) da UFERSA é um projeto desenvolvido por alunos de  graduação da carreira de Medicina Veterinária que possuem interesse, habilidade e afinidade com as áreas de cirurgia e anestesiologia, sob orientação do professor e pós-graduandos, auxiliando nas atividades de planejamento e execução de metodologias capazes de ampliar e difundir o ensino de cirurgia veterinária e anestesiologia na Instituição.

 

Liga Acadêmica de Estudos em Pequenos Animais – LAEPA/UFERSA – O Projeto é coordenado pelo professor Alexandre Rodrigues, envolvendo a participação direta de 34 discentes do curso de Medicina Veterinária. A Liga Acadêmica de Estudos em Pequenos Animais (LAEPA) é uma associação acadêmica sem fins lucrativos formada por alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Mossoró, que promove a vivência da extensão, ensino e pesquisa acerca de temas relacionados a clínica médica e cirúrgica de cães e gatos, bem como o manejo, anatomia e fisiologia, doenças (de cunho zoonótico ou não) e particularidades desses animais, além de tornar pertinente a importância das sub-áreas clínico-cirúrgicas, como cardiologia, nefrologia, pneumologia e medicina de felinos, por exemplo. Entre as ações realizadas. Pode-se citar: Palestras para estudantes de Medicina Veterinária,  Treinamento de estudantes de Medicina Veterinária para atuarem na Campanha de Vacinação Anti-Rábica, em parceria com o CCZ, na cidade de Mossoró, de agosto a setembro de 2023; Ação de divulgação de conhecimentos básicos por meio da confecção de panfletos para atuação junto à comunidade no estande da UFERSA na Festa do Bode/2023 em Mossoró; Campanha de vacinação antirrábica promovida em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Mossoró.

Cursos  de atualização em medicina veterinária – Os docentes do programa em Ciência Animal estão inseridos para capacitação de profissionais de áreas vinculadas ao programa de pós-graduação. Pode ser citada as seguintes ações: O professor João Marcelo Antunes ministrou curso de Ultrassonografia Abdominal no Centro de Estudos Veterinários em Imagem no período de  maio/2023 com uma carga horária de 20 horas.  A professora Valéria Veras participou na Semana de medicina veterinária  como ciclo de especializações, na função de palestrante como o tema “Atualizações no Tratamento da Dor Crônica em Cães e Gatos” realizado na Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba no período de 20 a 23 de setembro de 2023.

Educação  em escolas sobre cuidados com animais – Durante a Semana Nacional do Trânsito, a professora Cecília Calabuig conscientizou as crianças sobre a importância de cuidar das diferentes espécies de animais no trânsito na Prefeitura de Mossoró, de 18 a 25 de setembro de 2023, com carga horária de 10 horas para crianças da rede pública com auxílios dos pós-graduandos Luan Arthur Queiros Lima e Renata Kelly.

Atendimento aos animais no hospital veterinário Dix-huit – Os professores Alexandre Rodrigues Silva, João Marcelo Antunes, Raimundo Barreto Junior e Valeria Veras de Paula realizam atendimento ou são responsáveis por atividades em laboratórios especializados. Além da importância social de cuidar de animais cujos tutores  são predominantemente carentes, há interação entre estudantes  de pós-graduação Lato sensu, Stricto sensu que acompanham o orientador nas atividades associadas. Serviços de Atendimento em Clínica Reprodutiva de Cães e Gatos.

Participação no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró – O  professor Gustavo Henrique Gonzaga participa da câmara técnica que representa sua importância para a sociedade, por suas funções consultivas e deliberativas, importante participação e integração na gestão das águas, por seu impacto direto na vida dos usuários de bacias hidrográficas. O professor contribuiu com conhecimento técnico para solucionar problemas relacionados ao uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.

Tropical Water Research Alliance (TWRA) – O professor Gustavo Gonzaga Silva faz parte do projeto Tropical Water Research Alliance – uma Rede Internacional para Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas Tropicais. O objetivo é criar uma parceria internacional entre pesquisadores brasileiros e australianos e desenvolver tecnologias ambientais e suportes metodológicos para a gestão integrada e sustentável de bacias tropicais, por meio da capacitação de pessoal e da mitigação dos efeitos da degradação ambiental e das mudanças climáticas. Seus objetivos específicos são: (I) Aplicar protocolos científicos integrados (estudos de caso) entre grupos de pesquisa do Brasil e da Austrália; (II) Desenvolver a gestão integrada (Governança) das bacias hidrográficas tropicais, unindo academia, organizações públicas e privadas e setores da sociedade na perspectiva do desenvolvimento sustentável (e.g. cidades inteligentes, agrossilvicultura, reutilização de água, pagamento por serviços ambientais); (III) Desenvolver um programa de incubação de Startups direcionado a um empreendimento, Empresa de Serviços Científicos, para responder a demandas sociais como poluição, esgotamento de recursos hídricos, produção, análise e organização de uma base de dados com sólida e crescente reputação internacional; (IV) Promover um programa público e privado de formação, tecnologias sociais, aplicação de conhecimento científico e produção de renda sustentável para os usuários.

Avaliação da pesca com espécies nativas em reservatórios da bacia do rio Apodi/Mossoró – O professor José Luis Novaes, como inserção social tem trabalho de extensão com a espécie Prochilodus brevis, espécie nativa de bacias semiáridas, em reservatórios do rio Apodi/Mossoró, com o objetivo de conservar a espécie e promover a pesca artesanal.

Projeto com as marisqueiras – projeto desenvolvido pelo docente  Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, associado aos membros docentes  Raquel Lima Salgado,  Jean Berg Alves da Silva, Ambrósio Paula Bessa Junior – DCA/UFERSA,  Fabiana Lo Tierzo, João Dehon da Silva – IDIARN. E ainda a participação da empresa júnior dos cursos de graduação em Ecologia e Engenharia de Pesca da UFERSA e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFERSA. A pesca artesanal desempenha papel de destaque como fonte de emprego, renda e alimento, auxiliando na redução da pobreza principalmente em comunidades costeiras. No Brasil a pesca costeira artesanal contribui com aproximadamente 60% da produção marinha total de pescado, sendo que na região litorânea da Costa Branca potiguar, parte da comunidade sobrevive do extrativismo, especialmente do molusco bivalve Anomalocardia flexuosa. No entanto, a exploração deste molusco ainda não conta com procedimentos tecnológicos eficientes e capazes de conferir total inocuidade ao produto comercializado. Atualmente, o marisco pescado tem sido comercializado com um valor reduzido e sem certificação. Desta forma, é necessário inserir elementos para avaliação e gestão que incorpore uma exploração sustentável dos recursos naturais, visando novos produtos e mercados, através da certificação dos órgãos fiscalizadores e da construção de uma legislação reguladora da produção e beneficiamento de moluscos bivalves no estado do Rio Grande do Norte. O presente projeto de extensão tem como objetivo geral melhorar as condições de trabalho e renda das marisqueiras no município de Grossos, RN. Os objetivos específicos são: 1. Realizar a adequação física e estrutural das instalações atuais de beneficiamento do marisco, bem como a compra de novos equipamentos e utensílios, visando a obtenção do registro de unidade de beneficiamento de pescado junto aos órgãos competentes.  2. Introduzir de forma participativa novas técnicas de beneficiamento de A. flexuosa, visando agregação de valores a comercialização do marisco. 3. Avaliar a aceitabilidade, inocuidade e estabilidade comercial (vida de prateleira) dos produtos elaborados, visando o registro nos órgãos de fiscalização. 4. Capacitar as pescadoras em noções de boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos. 5. Fomentar a criação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar uma legislação estadual que regulamente a produção e beneficiamento de moluscos bivalves no estado do Rio Grande do Norte. 6. Buscar alternativas para o manejo sustentável dos resíduos do beneficiamento do marisco.

Sabiá Platform. It is a project in partnership with UFERSA and in partnership with the Ministry of Regional Development under the coordination of Professor Dr. Jean Berg Alves from PPGCA. It has the objective of integrating researchers, producers, banks, universities, governments and businessmen, having technology registries, users area, georeferenced database and analyzed by a curator, relationship channels – such as chats, forums, messages and FAQs, bank of notices, experience reports, etc. The digital space will also prospect financing resources (financing simulators and crowdfunding) and create a bank of opportunities with searches, details, identification of parameters and technological assessments made in real time.

Pint of Science. UFERSA, in partnership with the State University of Rio Grande do Norte (UERN), participates in the Pint of Science, a world festival that has the proposal to democratize scientific knowledge and that this year will be held online via Youtube from 8th to 10th of September. Altogether, 72 Brazilian cities are part of the event, each presenting its program. The event is open to the public and its general coordinator in Mossoró is Professor Cibele Borges (UFERSA), with Professor Marcelo Barbosa Bezerra, from PPGCA, one of the members of the organizing committee. On the occasion, Professor Dr. Sidnei Sakamoto, from PPGCA, participates in the discussion of the theme “What will be our future – buy a vaccine and take a free pandemic?” Along with Prof. Francisco Silvestre, from the Center for Biological Sciences at UFERSA.

Production of Face-Shields for Professors and Students. The project coordinated by professor Prof. Dr. Marcelo Barbosa Bezerra, from PPGCA, developed facial protectors based on acrylic resin, destined for the Medicine department, being distributed to professors, administrative technicians and students who need assistance and face-to-face activities during the Pandemic period. Protectors were also sent to the Center for Agricultural Sciences and Veterinary Hospital (HOVET).

Veterinary Medicine Webinar: From UFERSA to the World. Event conceived by the coordination of the Veterinary Medicine course in reference to the passage of the Veterinary Doctor’s Day, celebrated on September 9, with the participation of professors from the PPGCA. Dr. Paulo Henrique Cavalcante, former advisee of the professor Sidnei Sakamoto, who gave a lecture on Veterinary Clinic for Large Animals in the Arabian Peninsula; and Dr. Carlos Magno Oliveira Júnior, former advisee of the professor Moacir Franco de Oliveira, who gave a lecture on The Role of the Veterinarian in Animal Production in the Amazon Region.

Junior Animal Science Company at UFERSA. Junior company federated with RN Júnior (Federation of Junior companies of the State of Rio Grande do Norte), being the 1st Junior federated of Zootechnics federated from Rio Grande do Norte, developed under the tutorship of Professor Prof. Patrícia Lima, from the PPGCA.

Ufersa Institutional Permanence Program. Through an official announcement from the Pro-Rectories of Student Affairs – PROAE and Research and Post-Graduation – PROPPG, student housing was granted to foreign students linked to UFERSA, among which the student Ana Michel Garcia Varella, a native of Honduras, who came through the PAEC international exchange program.

Jandaíra Honey Route in Rio Grande do Norte – a project approved by the Ministry of Regional Development and one of the coordinators is professor Jean Berg Alves da Silva, from the Animal Health line, aiming at mapping the production of jandaíra honey in Rio Grande do Norte, evaluating aspects of production and product quality.

Cordeiro Potiguar Project – It is coordinated by professor Patrícia Lima de Oliveira, from the Production and Conservation line of the semiarid region, and has as members the professor Jean Berg Alves da Silva, from the Animal Health line. Its members are Jean Berg Alves da Silva, from the Animal Health line. It aim at mapping the production of lambs in Rio Grande do Norte, assessing aspects of production and product quality, and seeking to develop technologies aimed at the use of water for the production of forage. The project counts in addition to the Ministry of Regional Development, with SEBRAE and IDIARN, having received financial resources in the order of R $ 500,000.00 (Five hundred thousand reais).

Rota do Cordeiro: Health and Product Quality – a project approved by the Ministry of Regional Development and its members are Jean Berg Alves da Silva and Raimundo Alves Barreto Junior, both from the Animal Health line. This project has aimed to map the main conditions that affect the newborn sheep herd and the quality of its products. The project counts in addition to the Ministry of Regional Development, with SEBRAE and IDIARN, having received financial resources in the order of R $ 250,000.00 (Two hundred and fifty thousand reais).

Platform for the Semi-Arid Technologies Portfolio – Platform approved by the Ministry of Regional Development and one of the coordinators is professor Jean Berg Alves da Silva, from the Animal Health line. It aim to develop a platform that gives visibility to the technologies developed for the semiarid, allowing the integration between universities or research centers and public and private actors from different areas of economic development in the Brazilian semiarid region. The project counts in addition to the Ministry of Regional Development, with SEBRAE and IDIARN, having received financial resources in the order of R $ 1,000,000.00 (One million reais).

Project “Animals from UFERSA – A Action for Everyone” – Professor Alexandre Rodrigues and Prof. Alexsandra Fernandes Pereira participates as members of this important project, created in 2019, under the coordination of Prof. Dr. Nilza Dutra Alves, from the Graduate Program in Environment, Technology and Society. The action is aimed at the development of the care for these animals, including feeding, reproduction control, care for the environment, society and dispersing waste and garbage, with the clusters of dogs and cats on the streets, especially during the cio period. It aims to reduce significantly the harm caused to the environment, the population of Mossoró\RN, the UFERSA community, professors, undergraduate and graduate students and administrative technicians.

Inspection of products of animal origin for the Municipality of Mossoró. The City of Mossoró signed on July 8, 2019, the law that regulates the Municipal Inspection Service – SIM, which is now linked to the Brazilian System for the Inspection of Products of Animal Origin – SISBI, of the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply. With this, the Municipal Inspection Service will be responsible for inspecting minimally processed products of animal and vegetable origin. UFERSA, together with SEBRAE, participated in all the standardization and now enters into the provision of this service through an agreement that must be signed with the City Hall.

Provision of Veterinary Services and Integration with the Residence. Through the Veterinary Hospital of UFERSA, the professors Carlos Iberê, João Marcelo Antunes, Raimundo Alves Barreto and Valéria Veras work with the population, as well as tutoring the Veterinary Residency at UFERSA.

Publication of teaching material in language accessible to society. A clear example of the result of this goal achieved was the publication of the booklet entitled “Termination of lambs in confinement fed with whole grain” as a result of the thesis of PPGCA student Hélia Maria de Sousa Leite, guided by Prof. Patrícia Lima, and promoted by SEBRAE, RN.

Another clear example of this incentive was the launch of the book “Reproduction of Dogs”, which was developed by the partnership between Marcelo Rezende Luz of UFMG and Alexandre Rodrigues of PPGCA. It is important to highlight the social insertion made possible by the launch of the book, since the main target audience was dog breeders.

Provision of Veterinary Services. Through the Veterinary Hospital of UFERSA, the professors Carlos Iberê, João Marcelo Antunes, Raimundo Alves Barreto and Valéria Veras work with the population, as well as tutoring the Veterinary Residency at UFERSA.

Partnership with the shrimp farming company (Aquarium) and Aquaculture Cooperatives of the Açude de Umari (Upanema – RN). Partnerships established through the professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, aiming to evaluate the economic, social and environmental sustainability of the activities of breeding of marine fish shrimp in net tanks in the hydrographic basin of the Apodi / Mossoró river, in order to improve the income conditions and sustainability of these activities. Part of the resources for the development of this extension and research project was provided by the Aquarium Company itself and by the Aquaculture Cooperative, totaling an approximate amount of R $ 28,000.00 related to the expenses with the acquisition of aquatic organisms for their production, as well as feed and other inputs.

Population control program for pets using the surgical sterilization method. Professor Valéria Veras de Paula works in this program with the Veterinary Hospital of UFERSA, bringing together professionals and students, in order to perform castrations in dogs and cats, in order to reduce the stray population on the university campus, as well as in communities close to the institution.

Good habits. Training and well-being of donkeys in the Northeast. Relevant social project developed with MAPA resources, in the order of R $ 200,000.00. It has Prof. Valéria Veras de Paula, and aims to develop strategies to control the wandering population of donkeys around the highways and cities of RN.

Technological alternatives for the full use of the flying fish, Hirundichthys affinis (Günther, 1866). Project under the coordination of professor Alex Augusto Gonçalves aims to develop, measure and evaluate technological alternatives for the full use of the flying fish, thus promoting the inclusion of this species of low commercial value on the table of the potiguar consumer, as well as the growth of technological and innovation research in Northeast Brazil. This project is funded by R $ 39,600.00 from CNPq (Call CNPq No. 12/2016 – Research Productivity Grants – PQ), duration 2017-2019 (Process: 305727 / 2016-8).

Information on the life cycle of species of importance for commercial fishing. Professor José Luiz Novaes developed this project, aiming to establish norms and rules for fishing control and stock conservation. This project is funded by R $ 39,600.00 from CNPq (Call CNPq No. 12/2016 – Research Productivity Grants – PQ), duration 2017-2019 (Process: 305727 / 2016-8).