Skip to main content

II Workshop Jumentos do Brasil: a professora Debora Evangelista Façanha organizou  o II Workshop Jumentos do Brasil.  O Futuro Sustentável foi sediado em Fortaleza/CE, de 21 a 23 de agosto de 2024, na Assembleia Legislativa do Ceará. Durante o encontro, foi enfatizado que modelos de bioeconomia, conforme preconiza uma das principais agendas do Governo Federal, demandam a proibição do abate de jumentos no Brasil, seguindo o exemplo de todo o Continente Africano. O Workshop consolidou um grupo de trabalho internacional multidisciplinar composto por especialistas de diversas áreas: veterinários, zootecnistas, biólogos, filósofos, advogados, entre outros. Além disso, foram realizadas discussões com membros da sociedade civil, de Universidades, com destaque para a Pós-Graduação em Ciência Animal da UFERSA, além de órgãos governamentais.

      Participantes do II Workshop Jumentos do Brasil

 

Capacitação de pescadores
A atividade Capacitação de aquicultores consiste na visita a comunidades pesqueiras carentes da região e identificação de eventuais dificuldades que os pescadores apresentam. Os graduandos propõem formas de auxiliar as comunidades a minimizar essas dificuldades. Como exemplos, já foram realizados treinamentos para uso do GPS, captura e manuseio do peixe-leão e no momento está sendo preparada uma visita para auxiliar os pescadores a obterem licenças de pesca.

I Simpósio  Potiguar  em Ciência Animal – O I Simpósio de Pós-Graduação em Ciência Animal – UFERSA foi voltado prioritariamente para divulgação dos trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), entretanto, foi aberto a alunos de graduação dessa instituição que tivessem interesse em participar na condição de ouvinte. Apresentou como palestras: As estratégias para Medicina Veterinária na Pós-Graduação – CAPES, Morfometria tridimensional e suas aplicações e Compreendendo a meta-análise. O evento contou com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por mestrandos e doutorandos. O Evento ocorreu em dezembro de 2023.

Encerramento do I Simpósio Potiguar em Ciência Animal

 

Liga Estudantil de Cirurgia e Anestesia Medicina Veterinária – A Professora Valeria Veras é responsável pela Liga Estudantil de Cirurgia Veterinária e Anestesia. A Liga Estudantil de Medicina Veterinária de Cirurgia e Anestesia (LECAV) da UFERSA é um projeto desenvolvido por alunos de  graduação da carreira de Medicina Veterinária que possuem interesse, habilidade e afinidade com as áreas de cirurgia e anestesiologia, sob orientação do professor e pós-graduandos, auxiliando nas atividades de planejamento e execução de metodologias capazes de ampliar e difundir o ensino de cirurgia veterinária e anestesiologia na Instituição.

 

Liga Acadêmica de Estudos em Pequenos Animais – LAEPA/UFERSA – O Projeto é coordenado pelo professor Alexandre Rodrigues, envolvendo a participação direta de 34 discentes do curso de Medicina Veterinária. A Liga Acadêmica de Estudos em Pequenos Animais (LAEPA) é uma associação acadêmica sem fins lucrativos formada por alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Mossoró, que promove a vivência da extensão, ensino e pesquisa acerca de temas relacionados a clínica médica e cirúrgica de cães e gatos, bem como o manejo, anatomia e fisiologia, doenças (de cunho zoonótico ou não) e particularidades desses animais, além de tornar pertinente a importância das sub-áreas clínico-cirúrgicas, como cardiologia, nefrologia, pneumologia e medicina de felinos, por exemplo. Entre as ações realizadas. Pode-se citar: Palestras para estudantes de Medicina Veterinária,  Treinamento de estudantes de Medicina Veterinária para atuarem na Campanha de Vacinação Anti-Rábica, em parceria com o CCZ, na cidade de Mossoró, de agosto a setembro de 2023; Ação de divulgação de conhecimentos básicos por meio da confecção de panfletos para atuação junto à comunidade no estande da UFERSA na Festa do Bode/2023 em Mossoró; Campanha de vacinação antirrábica promovida em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Mossoró.

Cursos  de atualização em medicina veterinária – Os docentes do programa em Ciência Animal estão inseridos para capacitação de profissionais de áreas vinculadas ao programa de pós-graduação. Pode ser citada as seguintes ações: O professor João Marcelo Antunes ministrou curso de Ultrassonografia Abdominal no Centro de Estudos Veterinários em Imagem no período de  maio/2023 com uma carga horária de 20 horas.  A professora Valéria Veras participou na Semana de medicina veterinária  como ciclo de especializações, na função de palestrante como o tema “Atualizações no Tratamento da Dor Crônica em Cães e Gatos” realizado na Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba no período de 20 a 23 de setembro de 2023.

Educação  em escolas sobre cuidados com animais – Durante a Semana Nacional do Trânsito, a professora Cecília Calabuig conscientizou as crianças sobre a importância de cuidar das diferentes espécies de animais no trânsito na Prefeitura de Mossoró, de 18 a 25 de setembro de 2023, com carga horária de 10 horas para crianças da rede pública com auxílios dos pós-graduandos Luan Arthur Queiros Lima e Renata Kelly.

Atendimento aos animais no hospital veterinário Dix-huit – Os professores Alexandre Rodrigues Silva, João Marcelo Antunes, Raimundo Barreto Junior e Valeria Veras de Paula realizam atendimento ou são responsáveis por atividades em laboratórios especializados. Além da importância social de cuidar de animais cujos tutores  são predominantemente carentes, há interação entre estudantes  de pós-graduação Lato sensu, Stricto sensu que acompanham o orientador nas atividades associadas. Serviços de Atendimento em Clínica Reprodutiva de Cães e Gatos.

Participação no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró – O  professor Gustavo Henrique Gonzaga participa da câmara técnica que representa sua importância para a sociedade, por suas funções consultivas e deliberativas, importante participação e integração na gestão das águas, por seu impacto direto na vida dos usuários de bacias hidrográficas. O professor contribuiu com conhecimento técnico para solucionar problemas relacionados ao uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.

Tropical Water Research Alliance (TWRA) – O professor Gustavo Gonzaga Silva faz parte do projeto Tropical Water Research Alliance – uma Rede Internacional para Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas Tropicais. O objetivo é criar uma parceria internacional entre pesquisadores brasileiros e australianos e desenvolver tecnologias ambientais e suportes metodológicos para a gestão integrada e sustentável de bacias tropicais, por meio da capacitação de pessoal e da mitigação dos efeitos da degradação ambiental e das mudanças climáticas. Seus objetivos específicos são: (I) Aplicar protocolos científicos integrados (estudos de caso) entre grupos de pesquisa do Brasil e da Austrália; (II) Desenvolver a gestão integrada (Governança) das bacias hidrográficas tropicais, unindo academia, organizações públicas e privadas e setores da sociedade na perspectiva do desenvolvimento sustentável (e.g. cidades inteligentes, agrossilvicultura, reutilização de água, pagamento por serviços ambientais); (III) Desenvolver um programa de incubação de Startups direcionado a um empreendimento, Empresa de Serviços Científicos, para responder a demandas sociais como poluição, esgotamento de recursos hídricos, produção, análise e organização de uma base de dados com sólida e crescente reputação internacional; (IV) Promover um programa público e privado de formação, tecnologias sociais, aplicação de conhecimento científico e produção de renda sustentável para os usuários.

Avaliação da pesca com espécies nativas em reservatórios da bacia do rio Apodi/Mossoró – O professor José Luis Novaes, como inserção social tem trabalho de extensão com a espécie Prochilodus brevis, espécie nativa de bacias semiáridas, em reservatórios do rio Apodi/Mossoró, com o objetivo de conservar a espécie e promover a pesca artesanal.

Projeto com as marisqueiras – projeto desenvolvido pelo docente  Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, associado aos membros docentes  Raquel Lima Salgado,  Jean Berg Alves da Silva, Ambrósio Paula Bessa Junior – DCA/UFERSA,  Fabiana Lo Tierzo, João Dehon da Silva – IDIARN. E ainda a participação da empresa júnior dos cursos de graduação em Ecologia e Engenharia de Pesca da UFERSA e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFERSA. A pesca artesanal desempenha papel de destaque como fonte de emprego, renda e alimento, auxiliando na redução da pobreza principalmente em comunidades costeiras. No Brasil a pesca costeira artesanal contribui com aproximadamente 60% da produção marinha total de pescado, sendo que na região litorânea da Costa Branca potiguar, parte da comunidade sobrevive do extrativismo, especialmente do molusco bivalve Anomalocardia flexuosa. No entanto, a exploração deste molusco ainda não conta com procedimentos tecnológicos eficientes e capazes de conferir total inocuidade ao produto comercializado. Atualmente, o marisco pescado tem sido comercializado com um valor reduzido e sem certificação. Desta forma, é necessário inserir elementos para avaliação e gestão que incorpore uma exploração sustentável dos recursos naturais, visando novos produtos e mercados, através da certificação dos órgãos fiscalizadores e da construção de uma legislação reguladora da produção e beneficiamento de moluscos bivalves no estado do Rio Grande do Norte. O presente projeto de extensão tem como objetivo geral melhorar as condições de trabalho e renda das marisqueiras no município de Grossos, RN. Os objetivos específicos são: 1. Realizar a adequação física e estrutural das instalações atuais de beneficiamento do marisco, bem como a compra de novos equipamentos e utensílios, visando a obtenção do registro de unidade de beneficiamento de pescado junto aos órgãos competentes.  2. Introduzir de forma participativa novas técnicas de beneficiamento de A. flexuosa, visando agregação de valores a comercialização do marisco. 3. Avaliar a aceitabilidade, inocuidade e estabilidade comercial (vida de prateleira) dos produtos elaborados, visando o registro nos órgãos de fiscalização. 4. Capacitar as pescadoras em noções de boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos. 5. Fomentar a criação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar uma legislação estadual que regulamente a produção e beneficiamento de moluscos bivalves no estado do Rio Grande do Norte. 6. Buscar alternativas para o manejo sustentável dos resíduos do beneficiamento do marisco.

Plataforma Sabiá. Projeto em parceria da UFERSA em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, sob coordenação do Prof. Dr. Jean Berg Alves, do PPGCA, com objetivo de  integrar pesquisadores, produtores, bancos, universidades, governos e empresários, dispondo de cadastros de tecnologias, área de usuários, banco de dados georreferenciados e analisados por uma curadoria, canais de relacionamentos – como chats, fóruns, mensagens e FAQs, banco de editais, relatos de experiências, etc. O espaço digital também irá prospectar recursos de financiadores (simuladores de financiamentos e financiamentos coletivos) e criar um banco de oportunidades com buscas, detalhamentos, identificação de parâmetros e avaliações tecnológicas feitas em tempo real.

Pint of Science. A UFERSA, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), participa do Pint of Science, festival mundial que tem a proposta de democratizar o conhecimento científico e que este ano será realizado de forma online via Youtube nos dias 8 a 10 de setembro. Ao todo, 72 cidades brasileiras fazem parte do evento cada uma apresentando sua programação. O evento é aberto ao público e tem como coordenadora geral em Mossoró, a professora Cibele Borges (UFERSA), sendo o professor Marcelo Barbosa Bezerra, do PPGCA, um dos membros da comissão organizadora. Na ocasião, o docente Prof. Dr. Sidnei Sakamoto, do PPGCA, participa da discussão do tema “Qual será o nosso futuro – compre uma vacina e leve uma pandemia grátis?”, juntamente com o Prof. Francisco Silvestre, do Centro de Ciências Biológicas da UFERSA.

Produção de Face-Shields para Docentes e Discentes. O projeto coordenado pelo docente Prof. Dr. Marcelo Barbosa Bezerra, do PPGCA, desenvolveu protetores faciais à base de resina acrílica, destinados ao departamento de Medicina, sendo distribuídos a professores, técnicos-administrativos e alunos que necessitem de atendimentos e atividades presenciais durante o período de Pandemia. Também foram destinados protetores para o Centro de Ciências Agrárias e Hospital Veterinário (HOVET).

Webinar Medicina Veterinária: Da UFERSA para o Mundo. Evento idealizado pela coordenação do curso de Medicina Veterinária em alusão a passagem do Dia do Médico Veterinário, comemorado no dia 9 de setembro, contando com a participação de docentes egressos do PPGCA: o Dr. Paulo Henrique Cavalcante, ex-orientado do docente Sidnei Sakamoto, que ministrou palestra sobre Clínica Veterinária de Grandes Animais na Península Arábica; e o Dr. Carlos Magno Oliveira Júnior, ex-orientado do docente Moacir Franco de Oliveira, que ministrou palestra sobre O Papel o Médico Veterinário na Produção Animal da Região Amazônica.

Empresa Júnior de Zootecnia da UFERSA. Empresa Júnior federada junto à RN Júnior (Federação de Empresas Juniores do Estado do Rio Grande do Norte), sendo a 1ª Empresa Júnior de Zootecnia federada do Rio Grande do Norte, desenvolvida sob tutoria da docente Profa. Patrícia Lima, do PPGCA.

Programa Institucional de Permanência da Ufersa. Por meio de edital das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis – PROAE e a Pesquisa e PósGraduação – PROPPG, foi concedida a moradia estudantil para os estudantes estrangeiros vinculados à UFERSA, dentre os quais a discente Ana Michel Garcia Varella, natural da Honduras, que veio por meio do programa de intercâmbio internacional PAEC.

Rota do Mel de Jandaíra do Rio Grande do Norte – projeto aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e tem como um dos coordenadores o docente Jean Berg Alves da Silva, da linha de Sanidade Animal, visando fazer um mapeamento da produção de mel de jandaíra no Rio Grande do Norte, avaliando aspectos de produção e de qualidade do produto.

Projeto Cordeiro Potiguar – foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e tem como coordenadora a docente Patrícia Lima de Oliveira, da linha de Produção e Conservação do semiárido e tem como membros o docente Jean Berg Alves da Silva, da linha de Sanidade Animal., visando fazer um mapeamento da produção de cordeiros no Rio Grande do Norte, avaliando aspectos de produção e de qualidade do produto, e buscando desenvolver tecnologias voltadas ao aproveitamento de água para a produção de forragem. O projeto conta além do Ministério Do Desenvolvimento Regional, com o SEBRAE e IDIARN, tendo recebido recursos financeiros da ordem de R$ 500.000,00 (Quinhentos mil reais).

Rota do Cordeiro: Sanidade e Qualidade de Produtos – projeto aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e tem como membros os docentes Jean Berg Alves da Silva e Raimundo Alves Barreto Junior, ambos da linha de Sanidade Animal. Esse projeto tem visado fazer um mapeamento das principais afecções que afetam o rebanho ovino do RN e a qualidade dos seus produtos. O projeto conta além do Ministério Do Desenvolvimento Regional, com o SEBRAE e IDIARN, rendo recebido recursos financeiros da ordem de R$ 250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil reais).

Plataforma para o Portfólio de Tecnologias do Semiárido – aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e tem como um dos coordenadores o docente Jean Berg Alves da Silva, da linha de Sanidade Animal, visando desenvolver uma plataforma que dê visibilidade as tecnologias desenvolvidas para o semiárido, permitindo a integração entre universidades ou centros de pesquisa e os atores públicos e privados das diferentes áreas de desenvolvimento econômico do semiárido brasileiro. O projeto conta além do Ministério Do Desenvolvimento Regional, com o SEBRAE e IDIARN, tendo recebido recursos financeiros da ordem de R$ 1.000.000,00 (Hum milhão reais).

Projeto “Animais da UFERSA – Uma ação de todos” – O docente Alexandre Rodrigues e a Profa. Alexsandra Fernandes Pereira participam como membros deste importante projeto, criado em 2019, sob coordenação da Profa. Dra. Nilza Dutra Alves, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade. A ação é voltada ao desenvolvimento de cuidados com esses animais, incluindo, alimentação, controle da reprodução, cuidados com o ambiente, com a sociedade, com a dispersão de dejetos e lixo, com os aglomerados de cães e gatos nas ruas, sobretudo no período cio, visando reduzir significativamente os agravos causados ao ambiente, a população de Mossoró\RN, da comunidade da UFERSA, docentes, discentes de graduação e pós-graduação e técnicos-administrativos.

Inspeção de produtos de origem animal para a Prefeitura de Mossoró. A Prefeitura de Mossoró sancionou no dia 08 de julho de 2019, a lei que normatiza o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, que agora passa a ser vinculado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com isso, o Serviço de Inspeção Municipal será o responsável pela fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal, minimamente, processados. A UFERSA, juntamente com o SEBRAE, participou de toda a normatização e agora entra na prestação deste serviço por meio de um convênio que deve ser firmado com a Prefeitura.

Prestação de Serviços Veterinários e Integração com a Residência. Por intermédio do Hospital Veterinário da UFERSA, os docentes Carlos Iberê, João Marcelo Antunes, Raimundo Alves Barreto e Valéria Veras atuam em atendimento à população, bem como no tutoramento da Residência Veterinária da UFERSA.

Publicação de material didático em linguagem acessível para a sociedade. Um exemplo claro de resultado desta meta alcançada foi a publicação da cartilha intitulada “Terminação de cordeiros em confinamento alimentados com grão inteiro” resultado da tese da discente do PPGCA Hélia Maria de Sousa Leite, orientada pela Profa. Patrícia Lima, e promovido pelo SEBRAE, RN.

Outro exemplo claro desse incentivo foi o lançamento do livro “Reprodução de Cães”, o qual foi desenvolvido pela parceria entre o Marcelo Rezende Luz da UFMG e Alexandre Rodrigues do PPGCA. É importante salientar a inserção social possibilitada pelo lançamento do livro, uma vez que o mesmo tinha como público alvo principal os criadores de cães.

Prestação de Serviços Veterinários. Por intermédio do Hospital Veterinário da UFERSA, os docentes Carlos Iberê, João Marcelo Antunes, Raimundo Alves Barreto e Valéria Veras atuam em atendimento à população, bem como no tutoramento da Residência Veterinária da UFERSA.

Parceria com a empresa de carcinicultura (Aquarium) e Cooperativas de Aquicultores do Açude de Umari (Upanema – RN). Parcerias estabelecidas por intermédio do docente Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, visando avaliar a sustentabilidade econômica, social e ambiental das atividades de criação de camarão marinho de piscicultura em tanques rede na bacia hidrográfica do rio Apodi/Mossoró, com intuito de melhorar as condições de renda e de sustentabilidade destas atividades. Parte dos recursos para o desenvolvimento deste projeto de extensão e pesquisa foi fornecido pela própria empresa Aquarium e pela Cooperativa de Aquicultores, totalizando um valor aproximado de R$ 28.000,00 referentes aos gastos com aquisição dos organismos aquáticos para a sua produção, bem como ração e outros insumos.

Programa de controle populacional de animais de estimação pelo método de esterilização cirúrgica. A docente Valéria Veras de Paula atua neste programa junto ao Hospital Veterinário da UFERSA, congregando profissionais e estudantes, no intuito de realizar castrações em cães e gatos, visando reduzir a população errante no campus universitário, bem como em comunidades próximas à instituição.

 Boas práticas. Capacitação e bem-estar dos asininos do Nordeste. Relevante projeto social desenvolvido com recursos do MAPA, na ordem de R$200.000,00. Tem envolvimento da Profa. Valéria Veras de Paula, e visa o desenvolvimento de estratégias para controlar a população errante de asininos nos arredores das rodovias e cidades do RN.

Alternativas tecnológicas para o aproveitamento integral do peixe-voador, Hirundichthys affinis (Günther, 1866). Projeto sob a coordenação do docente Alex Augusto Gonçalves tem como objetivo desenvolver, mensurar e avaliar alternativas tecnológicas para o aproveitamento integral do peixe-voador promovendo desta forma, a inclusão desta espécie de baixo valor comercial na mesa do consumidor potiguar, bem como o crescimento da pesquisa tecnológica e de inovação no Nordeste brasileiro. Esse projeto tem o financiamento de R$ 39.600,00do CNPq (Chamada CNPq N º 12/2016 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ), duração de 2017-2019 (Processo: 305727/2016-8).

Informações sobre o ciclo de vida das espécies de importância para a pesca comercial. O docente José Luiz Novaes desenvolveu este projeto, visando o estabelecimento de normas e regras de controle de pesca e conservação de estoques. Esse projeto tem o financiamento de R$ 39.600,00do CNPq (Chamada CNPq N º 12/2016 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ), duração de 2017-2019 (Processo: 305727/2016-8).

Close Menu

MENU