Pós-graduação em Ciência Animal intensifica ações de internacionalização

By 18 de janeiro de 2016

O curso de Pós-graduação em Ciências Animais da Ufersa intensifica as atividades de internacionalização do programa. Nesta semana, os estudantes da Pós assistiram aulas com duas professoras estrangeiras que visitaram a Federal do Semi-Árido para, também, acertarem detalhes de um acordo de cooperação bilateral entre as instituições.

As professoras PhD MarANIMALia Marta López Alonso e Marta Inés Miranda Castañón, docentes titulares da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, ministraram a disciplina “Temas avançados em manejo e enfermidades de ruminantes”, com a abordagem de assuntos como manejo de vacas em transição e enfermidades associadas, patologias de macro e microminerais e patologias digestivas em lactentes.

As docentes integram projetos de pesquisas que envolvem a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Ufersa que objetivam o monitoramento ambiental de metais tóxicos e essenciais com modelos animais.

Durante a visita ao reitor José de Arimatea de Matos, na manhã desta quarta-feira, dia 2 de dezembro, foi entregue a minuta de convênio para reitoria da Ufersa que irá ser firmado durante a ida do professor Raimundo Alves Barrêto Júnior para Universidade de Santiago de Compostela ainda neste ano. Este convênio facilitará o intercâmbio entre docentes e discentes destas instituições.

Somente neste ano, a Pós-graduação em Ciências Animais já recebeu professores convidados de universidades da Alemanha, Inglaterra, Espanha. Além disso, o fluxo da comunidade acadêmica em processo de intercâmbio para parceria em projetos de pesquisas também vem aumentando nos últimos anos. Atualmente, duas estudantes e um professor estão em universidades do exterior, além de outros dois docentes que já retornaram; e um docente está em processo de afastamento.

Um desses projetos de pesquisas desenvolvidos com instituições de fora em parceria com a Ufersa está o da doutoranda Maria Rociene, que estuda a certificação de produtos com técnicas de padronização. A professora Valéria Veras de Paula, coordenadora do Programa, explica que o trabalho da pós-graduanda terá relANIMAL2evante importância, por exemplo, na padronização para certificação de queijos produzidos na nossa região.

A professora Valéria Veras ressalta a expansão do Programa para consolidação da Pesquisa. “Esse contato com outras bases de pesquisa é muito importante para o amadurecimento da nossa Pós e, sobretudo para o desenvolvimento de pesquisas para a nossa região. Trabalho que é resultado do esforço da comunidade acadêmica e apoio da Ufersa”, celebra a coordenadora.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA/UFERSA) foi aprovado pela CAPES em 2006, apenas com o curso de mestrado, tendo o doutorado sido aprovado em 2010, logo após a mudança do conceito de 03 para 04 na avaliação trienal 2007-2009, com primeiro ingresso no doutorado em março de 2011. Segundo os padrões estabelecidos pela avaliação da Pós-Graduação no Brasil, atingir o padrão internacional e a busca da excelência impõe a internacionalização a todos os cursos de pós-graduação. ANIMAL3 ANIMAL4 ANIMAL5