A UFERSA realizou entre os dias 11 e 13 de abril passado, o I Curso Teórico Prático sobre Produção In Vitro de Embriões Bovinos, ministrado pelos Professores Dr. Marcelo Barbosa Bezerra (UFERSA) e Dr. Max Vitória Resende (UNIFACS-BA). O curso contou com a participação de estudantes e profissionais médico veterinários, biotecnologistas  e zootecnistas e enfocou desde os aspectos biológicos até os legais e econômicos relativos à esta tecnologia. O curso contou ainda com o auxílio da mestranda Fernanda Araujo dos Santos e da doutoranda Muriel Magda L. Pimentel, ambas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFERSA.

curso marcelo

Equipe que ministrou o curso.

A ação de extensão foi o ponto alto do projeto aprovado pelo Ambiente de Fundos Científicos,Tecnológicos e de Desenvolvimento do Banco do Nordeste (Edital ETENE/FUNDECI, convênio 2012-111) que auxiliou na aquisição de parte dos equipamentos e insumos do Laboratório de Transplantes Gonadais e Produção In Vitro de Embriões, voltados para a produção de embriões bovinos. Obteve também o apoio da Fundação Guimarães Duque (FGD) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPCA/UFERSA).

curso Marcelo 2

Médico Veterinário Helvécio Evandro de Castro Martins

Segundo o Médico Veterinário Helvécio Evandro de Castro Martins, profissional na área de reprodução animal que atua no estado há cerca de 30 anos, o curso foi muito bem pensado e oportuno e fortalecerá o estado, a medicina veterinária e o material genético existente em nível de campo, sobretudo o material genético adaptado às condições do semi-árido. Elogiou a qualidade das apresentações e discussões originadas e ressaltou que o curso criou um fato histórico no estado do Rio Grande do Norte, haja vista que a apresentação de um laboratório com tal finalidade e preparo de profissionais no estado ainda é desconhecido dos profissionais e do grande público voltado para a produção animal.

curso marcelo 3

Médico Veterinário Adalberto Nobre de Abrantes

Para o Médico Veterinário Adalberto Nobre de Abrantes, graduado na primeira turma da então ESAM, o curso foi muito importante e o fez conhecer uma universidade e laboratórios com realidade muito diferente da época em que se graduou.  Como profissional atuante em reprodução animal, a implementação da Fecundação In Vitro (FIV)  gera perpectivas favoráveis à melhoria da genética. Para o estudante de medicina veterinária da UFPB, campus areia Raul Andrei de Assis Dantas, a oferta de curso do nível como foi apresentado o estimulou a seguir na área de reprodução animal e espera que a técnica aprendida auxilie o nordeste como potência que é em termos de produção leiteria.

Segundo o Coordenador do projeto, Prof. Dr. Marcelo Barbosa Bezerra ,do DCAN, a rotina de produção in vitro de embriões ainda está em implementação em poucas universidades  e a oportunização de um curso para profissionais e estudantes de graduação focou-se sobretudo em proporcionar aos egressos da ESAM/UFERSA e de outras universidades a possibilidade de aprofundar na teoria e conhecer na prática as necessidades técnicas sobre a tecnologia que deverá dominar o mercado da bovinocultura , pois o Brasil, embora já seja o maior produtor in vitro de embriões bovinos do mundo, ainda carece de material humano para auxiliar nas diferentes etapas no Nordeste brasileiro.