Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Doutorados Sanduíches no Exterior –  No ano de 2019, três discentes do PPGCA realizaram estágio doutoral sanduíche no exterior, sendo eles:

– Andreia Maria da Silva, orientada do Prof. Dr. Alexandre Rodrigues, com bolsa PDSE, CAPES, realizada no Center for Species Survival, Smithsonian Institution, Washington, DC, USA. 

– Viviane Morlanes, orientada da Profa. Cecília Calabuig, com bolsa PDSE, CAPES, realizado na Universidade de Córdoba, em Córdoba, na Espanha. 

– Luã Barbalho de Macêdo, orientado da Profa. Valéria Veras de Paula, com bolsa PGCI, CAPES, realizado na  Universidad Autônoma de San Luís do Potosí, no México.

 

Mobilidade Internacional de Pós-Graduandos – Por meio de editais específicos promovidos pelos programas de pós-graduação da UFERSA, missões discentes puderam ser realizadas tanto por mestrandos como por doutorandos do PPGCA. Esses editais específicos de mobilidade estudantil foram lançados desde 2018 e, em 2019, mais uma vez o PPGCA foi um dos programas com o maior número de discentes contemplados. Assim, em 2019, o PPGCA foi contemplado com 3 (três) discentes em missão internacional: 

– Hélio Norberto de Araújo Júnior, orientado do Prof. Moacir Oliveira, com estágio realizado na Universidade de Buenos Aires, Argentina. 

  Josiel Borges Ferreira, orientado da Profa. Débora Andréia Façanha Evangelista, com estágio realizado na Universidad Nacional del Cumahue (UNCo) e em associação com a Facultad de Ciencias Agrarias (FACA) e o Instituto de Investigación y Desarrollo em Ingeniería de Procesos Biotecnologia y Energías Alternativas, na Argentina. 

– Viviane Morlanes, orientada pela Profa. Cecília Calabuig, com estágio realizado na Estaçao Biológica de Doñana e Universidad Pablo Olavide, em Sevilha, na Espanha.

 

Mobilidade Internacional de Docentes – Neste item, o PPGCA atuou no incentivo de otimização dos discentes para a realização de missões consolidações de colaborações internacionais. Assim, as seguintes experiências foram alcançadas em 2019:

– Profa. Cecília Calabuig realizou missão de trabalho em março de 2019 para a Estação Biológica de Doñana e Universidade Pablo Olavide, em Sevilha, na Espanha. 

– Profs. Alexandre Rodrigues e Alexsandra Pereira realizaram, em abril de 2019, missão de trabalho para Smithsonian Institute, nos Estados Unidos. PPGCA/UFERSA.

– Profas. Valéria Veras de Paula e Débora Evangelista realizaram missão de trabalho em abril de 2019 para Universidade Autônoma de San Luis Potosi, no México. 

 

Projetos de cooperação internacional. Neste item, o PPGCA possui projetos de cooperação internacional que tem permitido a consolidação das colaborações internacionais, por meio de publicações de artigos científicos, intercâmbios discentes e docentes. Assim, as seguintes experiências foram alcançadas em 2019:

– Prof. Alexandre Rodrigues desenvolveu o projeto Criopreservação e cultivo de tecido testicular de catetos (Pecari tajacu Linnaeus, 1758) criados no bioma Caatinga, aprovado junto ao Edital Universal 2016 (Chamada 01/2016), em cooperação com o Center for Species Survival, Smithsonian Conservation Biology Institution, Washington, Estados Unidos tendo como coordenador internacional Dr. Pierre Comizzoli. 

– Profa. Valéria Veras de Paula desenvolveu o projeto Bem-estar e farmacocinética de analgésicos em recursos zoogenéticos do semiárido brasileiro, aprovado junto ao Edital PGCI – Edital nº 02/2015 – 2ª Chamada de 2016 – Projetos (no. 88881.123160/2016-01, PGCI 395 2018) em parceria com pesquisadores da UFERSA, UNIFAP, UFBA e da Universidad Autonoma de San Luis do Potosi (UASLP), no México. 

– Profa. Cecília Calabuig firmou um convênio de apoio tecnológico com Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas y Red Eléctrica da Espanha, para realização do projeto “Análisis del Efecto de la Nidificación de Cigüeñas en Tendidos Eléctricos de Transporte sobre la Biodiversidad del Entorno”. 

– Prof. Sidney Sakamoto desenvolveu o projeto em parceria com The Donkey Sanctuary (https://www.thedonkeysanctuary.org.uk/) intitulado “Pesquisa de anemia infecciosa equina, mormo, arterite viral equina e herpesvirus equino em asininos do nordeste brasileiro”. 

 

Plataformas de alianças para a educação e a capacitação internacional

  1. Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil – PAEC OEA-GCUB). Programa de cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE), com objetivo de contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). O PPGCA foi contemplado com uma estudante proveniente de Honduras.
  2. Programa de Doutorado e Pesquisa Brasil – Europa (Edital BE_a_DOC). O programa faz parte do Grupo Coimbra (GC), uma associação de universidades europeias que abrangem multidisciplinariedades, visando  promover a internacionalização, colaboração acadêmica, excelência em aprendizagem e pesquisa, além do serviço à sociedade. O termo de compromisso que consiste na entrada formal do PPGCA a este programa foi firmado em outubro de 2019 e, esperamos para 2020 a seleção de discentes a partir deste programa. 

 

Evento institucional sobre debate da internacionalização. O PPGCA juntamente com os demais programas de pós-graduação e a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da PROPPG/UFERSA implementou o evento “UFERSA Global”, o qual teve como objetivo principal discutir as ações de internacionalização junto a todos os programas de pós-graduação. 

 

Mecanismos para atração de discentes e docentes do PPGCA para o exterior. 

  1. Edital de Apoio à proficiência em língua estrangeira de docentes de programas de pós-graduação Stricto Sensu da UFERSA. No qual foram aprovados os docentes José Luiz Costa Novais e Cecília Calabuig, que foram aprovados para realizar aprimoramento na língua inglesa nos Estados Unidos e Escócia, respectivamente. 
  2. O Centro de Línguas do Semiárido (CELIS) juntamente com a ARI da PROPPG/UFERSA implementou a oferta de cursos regulares e específicos de línguas adicionais (em particular, o inglês, espanhol e português L2), em diferentes níveis, além dos exames de proficiência nessas línguas com intuito de preparar nossos discentes para seus estágios e/ou missões internacionais. 

 

Publicações com colaboradores internacionais. os docentes Alex Augusto Gonçalves, Michel Hrnicer, Débora Andreia Façanha, Alexandre Rodrigues Silva, Alexsandra Fernandes Pereira e Moacir Franco de Oliveira, produziram publicações em periódicos de impacto internacional com colaboradores do Canadá, Austria, Espanha, e Estados Unidos.

 

Reconhecimentos internacionais. Os docentes Alexandre Rodrigues Silva e Moacir Franco de Oliveira tiveram seus trabalhos reconhecidos, uma vez que prestaram assessoria científica para série da BBC ( Como pode ser visto neste Link ). Além disso, os docentes Alexandre Rodrigue Silva e Alexsandra Fernandes Pereira tiveram um reconhecimento internacional pela Research Under Literal Access “RULA” Awards, ao ter seu trabalho indicado ao prêmio internacional de “Innovative Research” pela pesquisa sobre Composição do plasma seminal de catetos, publicada no periódico Animal Reproduction Science. 

 

Inserção da internacionalização nos discentes da graduação durante o estágio docência. A docente Alexsandra Fernandes Pereira promoveu em 2019 seminários de artigos científicos em inglês de discentes da graduação como ferramenta do processo avaliativo do discente na disciplina. 

 

21 de setembro de 2020. Visualizações: 77. Última modificação: 08/10/2020 08:42:30