Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Ovarian Tissue Cryosystem – OTC: Em parceria com a equipe do LAMOFOPA da Universidade Estadual do Ceará, por meio da Rede Ovário Artificial, a equipe do Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal, coordenada pelo Prof. Dr. Alexandre Rodrigue Silva, tem realizado a adaptação de um sistema fechado para criopreservação de tecido ovariano para os animais silvestres. 

Bioprocesso de Criopreservação de Tecido Testicular: Em parceria com o Smithsonian Institute, a equipe do Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal, sob coordenação do Prof. Alexandre Rodrigues Silva, tem trazido para o Brasil uma metodologia para a criopreservação de tecido testicular, o que contribuirá efetivamente para a formação de biobancos de genótipos valiosos, sejam de origem silvestre ou doméstica. 

Bioativos extraídos de plantas na produção in vitro de embriões: Em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, a docente Alexsandra Fernandes Pereira tem gerado aplicações além das existentes para plantas presentes na região como fonte de bioativos para a produção de embriões. 

Uso da clonagem por transferência nuclear na conservação de mamíferos silvestres. A docente Alexsandra Fernandes Pereira teve em seu doutoramento em 2010 a primeira tese da região Nordeste na área de clonagem por transferência nuclear em animais. Com isso, após seu ingresso na UFERSA e no PPGCA em 2013 como docente, a mesma tem permitido formar recursos humanos na área, bem como expandido esta técnica para a conservação de mamíferos silvestres. O aspecto é inovador, uma vez que a docente e sua equipe têm gerado dados em espécies silvestres, como onça-pintada, catetos e cutias, únicos no mundo. Além disso, recentemente, a docente estabeleceu parceria científica com a docente Fabiana Fernandes Bressan da USP com intuito de produzir células induzidas à pluripotência nesta espécie. 

Novos conservantes em produtos cárneos. A docente Patrícia de Oliveira Lima tem desenvolvido experimentos voltados para novos conservantes oriundos de produtos naturais na preservação de produtos cárneos. Um caso interessante foi a dissertação do discente Allison Ferreira de Lima e intitulada ‘Revestimentos comestíveis à base de quitosana e extrato de alecrim e sua aplicabilidade na carne bovina, resultou no desenvolvimento de uma alternativa tecnológica para aumentar a vida de prateleira da carne”

Biotecnologia experimental da própolis. O docente Jael Batista Soares tem desenvolvido experimentos voltados para o uso da própolis como fitoterápicos aplicados em Medicina Veterinária. Exemplos desses aspectos inovadores podem ser observados nos trabalhos defendidos sob sua orientação, como “Atividade cicatrizante da própolis vermelha em feridas cirúrgica e gatas submetidas a ovariossalpingohisterectomia”. 

Inovações na área de Biotecnologia Animal. O docente Marcelo Barbosa Bezerra tem desenvolvido experimentos voltados para a inovação tecnológica. Um caso interessante foi a dissertação da discente Beatriz Dantas Fernandes e intitulada “Desenvolvimento de sistema microfluídico à base de silicone SILPURAN® para seleção de espermatozoides bovinos. 

21 de setembro de 2020. Visualizações: 42. Última modificação: 21/09/2020 13:58:30