Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

UFERSA Portas Abertas.  Sob coordenação conjunta da docente Patrícia Oliveira Lima, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu 2.457 estudantes do ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas e privadas na terceira edição do “UFERSA de Portas Abertas”, que faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido, maior evento de popularização da ciência do interior do Rio Grande do Norte e evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece em todo o país, promovida todos os anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). O evento tem como objetivo incentivar os alunos a ingressar no ensino superior, apresentar os cursos de graduação aos indecisos e aos que ainda não conhecem as opções ofertadas pela Universidade, auxiliando os alunos na escolha das suas futuras profissões. A UFERSA recebeu a visita de 31 escolas nos quatro campus da Universidade. O campus sede em Mossoró foi visitado por 20 escolas, 17 públicas e três privadas; Angicos recebeu 975 alunos, em Pau dos Ferros foram 500 e em Caraúbas 82 estudantes visitaram o Campus. Dentro dessa perspectiva, os visitantes conheceram a estrutura física dos quatro campus da Instituição e participaram de palestras, oficinas e aulas práticas visitando mais de 55 espaços da Ufersa. Além dos professores da Instituição, o evento contou com a participação de mais de 50 alunos voluntários dos diversos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, dentre eles destacamos a participação massiva do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, cujos docentes responsáveis por laboratórios, abriram suas portas para receber os visitantes.

Programa Ciência para todos no Semiárido Potiguar. Projeto institucional que representa atualmente um dos principais programas nacionais de interação da universidade e ensino básico, tendo apoio intenso do PPGCA. Esse programa objetivou estimular o interesse pela ciência nos jovens de localidades distantes do sertão do semiárido, auxiliando docentes e discentes do ensino básico a compreender a lógica e a simplicidade do método científico, estimulando nos jovens o desenvolvimento do espírito inquiridor que caracteriza o cientista, e produzindo frutos que nos emocionam e estimulam a dar continuidade a este projeto. 

Trilha dos Polinizadores UFERSA. A Trilha dos Polinizadores UFERSA, situada no âmbito da Estação Experimental da Universidade Federal Rural do Semi-Árido é um passeio educacional, onde alunas e alunos do ensino básico (ensino fundamental, ensino médio) aprendem sobre a importância das plantas nativas da Caatinga e das interações entre plantas e polinizadores. Em 2019, a Trilha dos Polinizadores foi visitada por seis turmas do ensino básico de escolas do município de Mossoró.

Espaço ASA. O Espaço ASA no campus central da Universidade Federal Rural do Semi-Árido reúne um meliponário científico e um jardim para abelhas sem ferrão e é dedicado tanto para pesquisa como educação ambiental, onde o visitante pode descobrir a importância das abelhas e dos demais polinizadores no ecossistema Caatinga. A área do Espaço ASA abriga um meliponário, um “hotel” para abelhas solitárias (abelhas que não vivem em colônias) e uma área restaurada com plantas importantes para as abelhas do bioma Caatinga. Em 2019, o Espaço ASA recebeu visitas por treze turmas do ensino básico de escolas do município de Mossoró.

21 de setembro de 2020. Visualizações: 39. Última modificação: 21/09/2020 13:49:55