Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Realização de disciplina com docentes internacionais: A disciplina “Tópicos Especiais em Ferramentas Biotecnológicas para a Conservação da Biodiversidade” contou com a participação dos seguintes docentes internacionais: Pascal Mermillod (French National Institute for Agricultural Research, INRA, França), Yann Locatelli (Muséum National d’Histoire Naturelle, França), e Daniel Felipe Salamone (Universidade de Buenos Aires, Argentina). 

 

Desenvolvimento de projetos com colaboradores internacionais: 

  1. O docente Alexandre Rodrigues Silva desenvolveu o projeto Criopreservação e cultivo de tecido testicular de catetos (Pecari tajacu Linnaeus, 1758) criados no bioma Caatinga, aprovado junto ao Edital Universal 2016 (Chamada 01/2016), em cooperação com Center for Species Survival, Smithsonian Conservation Biology Institution, Washington, Estados Unidos.
  2. A docente Valéria Veras de Paula desenvolveu o projeto Bem-estar e farmacocinética de analgésicos em recursos zoogenéticos do semiárido brasileiro, aprovado junto ao Edital PGCI – Edital nº 02/2015 – 2ª Chamada de 2016 – Projetos (no. 88881.123160/2016-01, PGCI 395 2018), em cooperação com a Universidad Autonoma de San Luis do Potosi (UASLP), do México.

 

Realização de missões de estudos por docentes

  1. O docente Jean Berg Alves da Silva realizou missão de trabalho de 40 h as Universidades Católica de Córdoba (UCC) e Universidade de Buenos Aires (UBA), ambas na Argentina, visando estabelecer intercâmbio acadêmico do PPGCA e da UFERSA com universidades argentinas. 
  2. O docente José Luís Costa Novaes realizou missão de trabalho de 40 h a American Society of Ichthyologists and Herpetologists, visando a participação no Joint Meeting of Ichthyologists and Herpetologists. 

iii. Os docentes Raimundo Alves Barrêto Júnior e Valéria Veras de Paula realizaram missão de trabalho de 40 h na Universidad Autonoma de San Luis do Potosi (UASLP), tendo como objetivo ampliar a política de internacionalização deste programa, e consolidar a parceria do grupo de pesquisa em Bem-estar, anestesia e analgesia de animais de produção da UFERSA.

 

Visita de pesquisadores internacionais ao PPGCA: 

  1. O docente Michel Hrncir recebeu a visita do docente da Universidade de Tamagawa, Tóquio, Japão, Kenichi Harano, para estágio de pesquisa durante seu período sabático, no Laboratório de Ecologia Comportamental da UFERSA. 
  2. A UFERSA assinou com a Universidade Ben Gurion University of the Negev, de Israel, um Termo de Intenção de Formalização de Acordo de Cooperação Acadêmica para desenvolverem atividades de pesquisas voltadas ao desenvolvimento das terras semiáridas. 

iii. O docente Michel Hrncir recebeu no Laboratório de Ecologia Comportamental, , os discentes Sebastian Koethe (discente de pós-doutorado na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha), Sarah Banysch (discente de doutorado na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha), Lara Reinartz (discente de mestrado na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha) e Vivian Fischbach (aluna de graduação na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha). 

 

Realização de missões de estudos por discentes

  1. A discente Janine Karla França da Silva Braz, sob a orientação do docente Moacir Franco de Oliveira, desenvolveu uma missão de estudo na Pontificia Universidad Católica de Chile, Faculdade de Ciências Biológicas, Departamento de Fisiologia com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018). 
  2. O discente Paulo Mateus Alves Lopes, sob a orientação do docente Moacir Franco de Oliveira desenvolveu uma missão de estudo com carga horária de 320 h na Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018). 

iii. A discente Kalyne Danielly Silva de Oliveira, sob a orientação do docente João Marcelo Antunes desenvolveu uma missão de estudo com carga horária de 320 h na Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018). 

  1. A discente Viviane Morlanes, sob a orientação da docente Cecília Calabuig desenvolveu uma missão de estudo com carga horária de 320 h na Universidad Pablo De Olavide, Espanha com apoio financeiro da UFERSA (Edital de Apoio à mobilidade discente – Edital no. 17/2018). 

 

Doutorado sanduíche no exterior: a discente Andreia Maria Silva, sob a orientação do docente Alexandre Rodrigues Silva, com bolsa PDSE/CAPES, realizou estágio doutoral no Center for Species Survival, Smithsonian Institution, Washington, DC, USA. 

21 de setembro de 2020. Visualizações: 54. Última modificação: 21/09/2020 13:40:28